O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), terá, a partir de novembro, como projeto-piloto, o curso de Qualificação Profissional em Manicure e Pedicure. O objetivo é oferecer formação cidadã e capacitação para o mundo do trabalho, e favorecer a empregabilidade e o empreendedorismo, sobretudo entre as mulheres.
O projeto foi desenvolvido a partir da demanda da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, em parceria com o Sindicato da Beleza, que considera a crise econômica alavancada pela pandemia, o alto índice de desemprego e a queda na renda das famílias como justificativa para criação do curso.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado da beleza, apesar dos desafios impostos pela pandemia, faturou R$ 38 milhões em 2021, com crescimento de 10,5% em relação a 2020.
Além disso, dados da plataforma Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, apontam que o mercado de beleza, formado por cabeleireiros, manicures e pedicures, abriu mais de 11 mil negócios em junho de 2022, um aumento de 28,5% em relação a junho de 2020, e 4,4% superior ao mesmo período de 2021.
Vagas e matrículas
Os instrutores serão contratados por meio de Chamamento Público de Prestadores de Serviços Pessoa Jurídica (MEI), que também terão que passar por teste de aptidão. As matrículas serão realizadas a partir de novembro, por ordem de chegada, e podem ser feitas em qualquer unidade do Ceprocamp, com originais e cópias do RG, CPF, comprovante de endereço, além de uma foto 3×4. Não será necessário comprovante de escolaridade. Os alunos dos cursos de qualificação profissional recebem passe de ônibus para os dias de curso (segundo critérios de elegibilidade), lanche e uniforme.
Com 20 vagas por turma, totalizando 60 vagas, aulas três vezes por semana, ministradas nas unidades do Ceprocamp Campo Belo e José Alves (Satélite Íris), no período na manhã, e no Ceprocamp Centro (período da tarde), o curso terá duração de, aproximadamente, quatro semanas, totalizando 48h/a.
- A Arte de Bordar: Campinas recebe projeto com formação gratuita para mulheres
- Lei em Campinas permite que gestante tenha doula e acompanhante no parto
“Assim como a capacitação de Pintor de Paredes, o curso de Qualificação Profissional em Manicure e Pedicure é voltado ao mercado de trabalho e cumpre a meta 10 da EJA Integrada, do Plano Municipal de Educação, cujo objetivo é oferecer no mínimo 25% das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional, constituindo um sistema público de educação para os trabalhadores”, avalia Andréa Jaconi, gerente do Programas de Educação Profissional do Ceprocamp.
Andréa reforça que, entre os objetivos do Ceprocamp, estão os cursos de educação profissional, formação cidadã e capacitação para o mundo do trabalho para a população em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, econômica.