A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multou em mais de R$ 370 mil a fabricante e a transportadora responsáveis pelo vazamento de corante azul que causou um grave impacto ambiental em Jundiaí, no interior de São Paulo. O acidente ocorreu em 13 de maio, no bairro Jardim Tulipas, quando uma carreta com cerca de 2 mil litros de produto químico colidiu com um poste.
👉 Siga a Thathi TV Record no Instagram.
Com o impacto, a substância — um corante orgânico utilizado na coloração de embalagens como caixas de ovos — escorreu pela rede de águas pluviais e atingiu o Córrego das Tulipas, deixando a água com coloração azul intensa. A contaminação também chegou ao Rio Jundiaí, o que levou à suspensão temporária da captação de água no município de Indaiatuba.
Animais resgatados com coloração azul
Além dos corpos d’água, o vazamento afetou a fauna local. Patos, gansos e até capivaras foram encontrados com a pelagem tingida de azul e precisaram ser resgatados para avaliação veterinária.
A CETESB informou que realizou ações emergenciais no local, com o objetivo de conter e diluir o corante. Na semana passada, começou o esvaziamento do lago contaminado, como parte do plano de recuperação ambiental da área afetada.

Responsáveis devem adotar novas medidas de segurança
Além da multa, a fabricante do corante foi notificada e terá que implementar medidas de contenção e novos protocolos de segurança nos processos de carga e descarga do produto, visando evitar novos acidentes ambientais.
A CETESB destacou que continuará monitorando os impactos na fauna e na qualidade da água na região de Jundiaí e nos cursos d’água interligados.



