A Defesa Civil de Campinas contabilizou 16 ocorrências relacionadas à forte chuva que atingiu a cidade na tarde desta quinta-feira, 2 de janeiro. Até as 17h30, foram registradas 11 quedas de árvores e cinco de galhos, sem relatos de feridos. Equipes do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) estão mobilizadas para desobstruir vias e recolher os materiais caídos.
As quedas de árvores ocorreram nos bairros Parque Via Norte, Centro, Jardim Brasil, Cambuí, Botafogo, Bonfim e Novo Botafogo, com destaque para vias como a Rua Umberto Avenienti, Rua Padre Vieira e Rua Conceição. Já as quedas de galhos foram registradas em locais como DIC 5, Vila Industrial e Chapadão.
De acordo com a Defesa Civil, o maior índice de precipitação foi de 18,4 milímetros na Estação Córrego Serafim. Ventos de até 39,3 km/h foram registrados às 16h, segundo dados do Cepagri.
Alagamentos e quedas de energia
Dois pontos de alagamento foram identificados pela Emdec, um na Avenida Dr. Heitor Penteado, na região do Kartódromo da Lagoa do Taquaral, e outro na Rua Álvaro Muller, entre as ruas Visconde de Taunay e Sacramento. Ambos os trechos já foram liberados.
A oscilação de energia também afetou o Centro de Saúde Anchieta, que precisou suspender temporariamente a vacinação devido a problemas em uma geladeira. Os atendimentos médicos permaneceram inalterados. A concessionária CPFL foi acionada e a previsão é de que o serviço de imunização seja retomado nesta sexta-feira. Enquanto isso, a Secretaria de Saúde orienta que os pacientes busquem outras unidades básicas, cujos endereços estão disponíveis no site oficial da vacinação.
Força-tarefa para chuvas
A força-tarefa da Prefeitura de Campinas, composta pela Defesa Civil e diversas secretarias municipais, está em atuação para minimizar os impactos das chuvas. A população é orientada a entrar em contato pelos canais oficiais em casos de emergência:
- Defesa Civil (199): alagamentos, inundações e quedas de árvores;
- Emdec (118): emergências de trânsito;
- Bombeiros (193): emergências gerais;
- Prefeitura (156): solicitações de poda e extração de árvores.