O candidato Helinho Zanatta (PSD) é o novo prefeito de Piracicaba. Com 100% das urnas apuradas ele recebeu 106.399 votos, o que representa 53,61% dos votos válidos. Helinho derrotou o candidato Barjas Negri, do PSDB que recebeu 92.069 votos, 46,39% dos válidos. Brancos e Nulos somaram cerca de 6% dos votos e a abstenção chegou a 101.933 eleitores, o que representa 32,43%.
Helinho recebeu o apoio do governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, e conquistou votos indecisos nos últimos dias. Ele é deputado estadual e se afastou do cargo para concorrer as eleições municipais. Também foi prefeito de Charqueada e de São Pedro tendo sido reeleito nos dos municípios.
Na assembleia legislativa, teve destaque pelo apoio a projetos como o aumento do salário mínimo paulista e a implantação das escolas cívico-militares.
Destinou mais de R$ 10 milhões para Piracicaba em emendas parlamentares que beneficiaram hospitais, entidades assistenciais e projetos de inclusão, como os que apoiam pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
Nascido em Piracicaba, é filho de agricultores e tem experiência como empreendedor e gestor público. Como prefeito de São Pedro, reestruturou a santa casa, construiu oito centros de saúde e resolveu problemas críticos de abastecimento de água e saneamento. A gestão foi reconhecida nacionalmente pela Firjan e pelo Igma, sendo classificada como uma das melhores do Brasil em gestão fiscal.