Com aulas suspensas há 1 mês, mães pedem reabertura de sala do maternal

Com aulas suspensas há 1 mães, mães pedem reabertura de escola infantil
Créditos: Thiago Santos

Mães de alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professora Neusa Lapolla, em Cosmópolis, procuraram a Thathi Record para relatar que a sala do maternal está fechada há mais de um mês. Segundo relato, a escola passa por obras depois de uma infiltração que começou em outubro do ano passado depois de um temporal.

As mães relataram que foram informadas esse ano, dias antes das aulas do maternal serem retomadas, que a sala estaria fechada para obras. Desde então, as aulas foram suspensas e as mães relatam que não tem onde deixar os filhos.

Em nota, a Prefeitura informou que a obra está em fase de finalização com a previsão de entrega até o dia 1º de abril, e assim que as obras forem finalizarem, o retorno das aulas será imediato.

O Executivo reforçou que o atendimento às crianças da EMEB Professora Neusa Lapolla está normal desde o dia 8 de fevereiro, quando do início do ano letivo, sendo que, apenas uma sala está sem atendimento pois está passando por uma reforma (sala que atende crianças do maternal).

As obras em andamento são: troca das telhas danificadas, pintura das salas que foram atingidas pela chuva, troca do piso das duas salas e corredor, além de reparos na parte elétrica.

Em resposta a solicitação referente ao Posto de Saúde Comunitário – Nosso Teto, a Prefeitura informou que no final do ano, por conta das fortes chuvas, ocorreram problemas estruturais. Diante desse acontecimento, houve a necessidade de direcionar os atendimentos daquela população para a unidade básica de saúde de melhor acesso, UBS CS II, assim como, o remanejamento da equipe técnica para seguimento da oferta dos serviços de saúde.

Diante dos acontecimentos, a Secretaria de Obras já está desenvolvendo o projeto e a planilha orçamentária para reforma, para que na sequência ocorra o retorno normal das atividades do Posto de Saúde Comunitário – Nosso Teto.

OUTRO CASO

Na semana passada a Thathi Record esteve em Cosmópolis em outra unidade, na EMEB Profª Mª Helena Cárdia Morelli. A unidade funciona no sistema Prolar e atende alunos após o período de aulas. No entanto, também está fechada devido a obras.

Segundo algumas mães, várias telhas ficaram destruídas com a chuva e a unidade precisou ser fechada até que reparos fossem feitos.

A promessa na época era que a prefeitura usaria o período das férias escolares para fazer os reparos e que as atividades voltariam ao normal esse ano, mas a promessa não saiu do papel.

O local recebe crianças de 6 a 12 anos no contra turno escolar, e para muitos pais, esse é o único local para deixar os filhos enquanto trabalham.

Em nota, a Prefeitura informou que a obra está em andamento e em fase de finalização. A nossa produção pediu um prazo, e por e-mail, a prefeitura disse que, pela notificação do Conselho de Educação, a Prefeitura tem até o dia 1º de abril para entregar.

O Executivo reforçou que as crianças que estudam na unidade não estão sendo prejudicadas no seu ensino regular, apenas não estão tendo atendimento no contra turno, pois essa escola é de completação educacional.

As obras na unidade contemplam a troca de toda estrutura que era de madeira, e agora será de estrutura metálica, substituição das telhas danificadas, pintura das paredes, nova iluminação e troca de portas dos banheiros, principalmente do banheiro para deficiente físico. Assim que as obras forem finalizarem, o retorno das aulas será imediato.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS