A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira , 27 , a Operação Gryphus para desarticular uma associação criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas, especialmente para a Europa, por meio de passageiros em linhas aéreas pelo Aeroporto Internacional de Viracopos.
As investigações começaram após duas prisões em flagrante em 2023, quando uma mulher e um homem foram detidos ao tentar embarcar para Lisboa com drogas na bagagem. A Policia Federal identificou a atuação de brasileiros no exterior ligados ao aliciamento.
Com base nas provas, a Justiça Federal expediu cinco mandados de busca no Paraná e Santa Catarina, além de dois de prisão preventiva contra suspeitos que estão na Europa. Também foi descoberto o uso de documentos falsos para fugir do país.
A operação recebeu o nome de Gryphus, criatura mitológica que simboliza força e vigilância. Os mandados foram incluídos na difusão vermelha da Interpol. Os crimes investigados podem levar a penas superiores a 35 anos de prisão.



