Comida na Rua: 6ª edição reúne cerca de 12 mil pessoas em três dias de festival gastronômico

João Lucas Dionisio
João Lucas Dionisio
Jornalista, pai, chefe de redação na Thathi Record e editor executivo do THMais.

A sexta edição do festival gastronômico Comida na Rua reuniu um público estimado em cerca de 12 mil pessoas nos três dias. Este ano, o evento realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), teve 22 restaurantes, oito cervejarias e duas drinkerias, oferecendo o melhor da gastronomia da cidade a preços acessíveis. O prato vencedor, escolhido pelo público, foi a Picanha grelhada com aligot de mandioca e farofa crocante, da Estação Centenário. O festival aconteceu entre sexta e domingo (2 a 4/08) integrando a programação de aniversário dos 257 anos da cidade.

Os 22 restaurantes que participaram do festival, que tem o objetivo de democratizar e difundir o melhor da gastronomia da cidade, ofereceram mais de 70 pratos. O público também pôde aproveitar diversas opções de cervejas artesanais, além dos drinks e das atrações musicais, que foram do rock dos anos 1980 até o samba.

As opções gastronômicas também variaram para todos os gostos, com opções que iam de clássicos ingredientes da região, como bolo de pamonha, lanche de pernil e Paella Fazendeira, até culinárias diferentes da Amazônia, Itália, Portugal e asiática. “Umami significa o quinto sabor, que tem o sentido de ser um sabor diferente dos que estamos acostumados, que é o doce, salgado, amargo. E esse festival é isso, uma oportunidade para as pessoas experimentarem comidas e sabores diferentes”, comenta uma das proprietárias do restaurante asiático Umami, Priscila Citeli.

Com o sucesso de público desde as edições anteriores, este ano o festival teve um dia a mais, começando na sexta-feira e atraindo pessoas de todas as idades. Eduardo Vianna foi ao evento acompanhado da família toda, a esposa Leidiane Menck e a pequena Helena, de sete meses, que sorria do carrinho para todos. “Gostamos tanto que é o segundo ano que viemos. No primeiro, a Helena veio na barriga da mãe e agora já veio para curtir com a gente”, comentou o pai.

PRATOS EXCLUSIVOS – Pela primeira vez, o festival teve um concurso para eleger o melhor prato entre os exclusivos que foram criados para o evento pelos restaurantes participantes. A escolha foi feita pelo público, que votou curtindo a foto do seu preferido no Instagram oficial do evento.

O vencedor, que somou 816 curtidas na foto, foi o prato Picanha grelhada com aligot de mandioca e farofa crocante. A proprietária do restaurante Estação Centenário, Wanderleia Rabelo, contou que se inspirou no prato servido no restaurante paulistano do chef Henrique Fogaça – também piracicabano e jurado do programa MasterChef – para criar a versão escolhida pelo público.

“Lá [no restaurante Sal Gastronomia] ele serve aligot de batata, que é delicioso, e eu tive a ideia de fazer com mandioca. No final, gostei mais do resultado, inclusive [risos]. Estou muito feliz [por ter sido escolhido].”

6ª EDIÇÃO – Participaram do evento os restaurantes Avví, Borelli Gelato, Casa Videira, Catedral, Donaloka, Estação Centenário, Kibe do Hassob, La Ninha Doces, La Ninha Parrila, Maeh, Meat Steak House, Poraquê Culinária Amazônica, Quinta do Olivardo, Salvierta Rotisserie, Small Smash Burguer, Smoker Barbecue, Stab sorvete, Sucre La Vie, The Pizza Map, Umami Culinária Asiática, Vanilla Eat Energize e Zuleika´s Doces.

As cervejarias participantes foram a Tutta Birra, Cevada Pura, Dama Bier, Em nome do Malte, Green Fish, Komtainer Beer, Nhô Quim Cervejaria e Vibeer, além das drinkerias Nino Bartender e Vitzm. A 6ª edição teve ainda o apoio do Guia Piracicaba e do Engenho da Notícia.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS