Comitê de Enfrentamento aos Extremos Climáticos divulga medidas para as chuvas do final de semana

Diante da previsão de chuvas volumosas e fortes ventanias para este fim de semana, a Prefeitura de Campinas divulgou uma série de orientações para a população de Campinas.
Créditos: Eduardo Lopes

Diante da previsão de chuvas volumosas e fortes ventanias para este fim de semana, a Prefeitura de Campinas divulgou uma série de orientações para a população de Campinas.

Campinas está em área considerada de risco para tempestades entre sexta-feira e domingo, 17 a 19 de novembro. A Defesa Civil do Estado alerta para o risco de tempestades com intensas rajadas de ventos e chuvas que podem atingir 100 mm, principalmente entre a tarde de sábado e o domingo. A soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia e a passagem de uma frente fria cria essas condições para temporais.

Uma das decisões tomadas pelo Comitê é o fechamento dos parques públicos em Campinas neste sábado, 18. A medida será reavaliada para o domingo, 19, conforme as condições do tempo.

“Outra medida é a recomendação, seguindo orientação do Governo do Estado de São Paulo, de que sejam interrompidas as atividades em obras de construção civil durante a tarde deste sábado”, afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. A medida é necessária devido à previsão de fortes rajadas de vento que podem causar acidentes como quedas de muro e outras estruturas.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, é muito importante que a população se proteja das chuvas, não entre em áreas alagadas, afaste-se e evite circular próximo a árvores e muros. “Antes da chuva, evite deixar objetos soltos em áreas externas para evitar danos e possíveis acidentes. Quem mora em prédios, também tem que ter essa atenção, quanto às sacadas, janelas e coberturas. Com a ventania, os objetos podem voar e atingir pessoas nas vias públicas e áreas externas dos condomínios”, afirmou.

Com a possibilidade de ocorrências, Sidnei Furtado recomenda que as pessoas não devem tocar em árvores e galhos caídos nas vias porque existe o risco de que estejam energizados se tiverem contato com a rede elétrica. A população deve acionar o telefone 199 para avisar sobre os locais em que houve a queda de árvores e galhos caídos.

O Departamento de Parques e Jardins (DPJ) terá equipes de plantão, assim como a Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo trânsito. Agentes da Emdec estarão nos pontos críticos de alagamento e também à disposição para outras ocorrências. No caso de emergências, o telefone é o 193 do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil também deve ser acionada para vistorias em imóveis que possam ter sido afetados pelas tempestades. A concessionária de energia CPFL e o Corpo de Bombeiros também fazem parte do Comitê de Enfrentamento e mantêm comunicação com os órgãos municipais.

LEIA TAMBÉM

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS