Confira a redação nota mil do Enem da aluna da escola THATHI AZ

A família da estudante compartilhou o caderno de rascunhos, onde a jovem escreveu um esboço da redação original

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".

A aluna da escola THATHI AZ, Sabrina Ayumi Alvez Shimizu, de 18 anos, é a única estudante do estado de São Paulo com nota mil na redação do Enem. Em todo o Brasil, apenas 12 pessoas conquistaram essa pontuação. A família da estudante compartilhou o caderno de rascunhos, onde a jovem escreveu um esboço da redação original.

Confira:

A redação nota mil só será divulgada posteriormente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A média da redação deste ano foi de 660 pontos, representando um aumento em relação à média registrada em 2023, que foi de 645 pontos.

Escola THATHI AZ Araçatuba / Foto: Assessoria de Imprensa

Dificuldades do tema:

O tema da redação, “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, era algo com o qual Sabrina já estava familiarizada, pois havia trabalhado questões relacionadas à cultura e ao racismo em sala de aula. “Quando vi o tema, me senti segura. A Escola THATHI AZ sempre priorizou redação e isso me deu confiança. Escrever semanalmente me ajudou muito a aperfeiçoar minhas ideias e argumentos”, contou Sabrina.

Na redação, ela utilizou referências como o livro Nós Matamos o Cão-Tinhoso, de Luís Bernardo Honwana, que aborda a sociedade moçambicana durante a colonização portuguesa, e as ideias do filósofo Ailton Krenak. A estudante também relembrou que já havia participado do Enem em anos anteriores, como teste, obtendo excelentes resultados com notas de 920 e 940.

Sabrina sonha em cursar Engenharia de Produção em uma universidade de São Paulo. “Quero continuar buscando a excelência, e essa conquista foi um grande passo nessa direção”, afirmou.

Ela atribui o sucesso a uma preparação consistente ao longo do Ensino Médio. Desde o início dessa etapa escolar, ela produzia semanalmente uma redação, contando com o suporte da professora de redação, Sthéfani Jorge Silva, e com os diversos simulados promovidos pela escola. A jovem destacou que a prática constante e o aprofundamento em temas contemporâneos foram fundamentais para atingir esse desempenho.

A professora, comemorou a vitória. “Sabrina é uma aluna extraordinária. Sempre apresentou uma argumentação impecável e um raciocínio crítico admirável. Sua conquista é motivo de grande orgulho para toda a equipe da Escola THATHI”, destacou.

A trajetória de Sabrina Shimizu mostra como dedicação, planejamento e o suporte de uma educação de qualidade podem transformar sonhos em realidade. O feito da jovem de Araçatuba é um exemplo inspirador para estudantes de todo o Brasil, provando que esforço e persistência são os pilares do sucesso acadêmico.

Abaixo, confira reportagem especial com a aluna, Sabrina Shimizu, e o diretor da escola Thathi, André Cefali, para o Jornal da TV Thathi:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS