O Plano Primeira Infância Campineira (PIC) promove uma série de ações no mês de agosto, em celebração ao Mês da Primeira Infância. Sancionado em 2023, a Lei Federal 14.617 institui agosto como o Mês da Primeira Infância e marca um período de reflexões sobre esta fase da vida, reforçando a luta pelo direito das crianças no município.
Uma das ações que contará com a participação do comitê campineiro é o segundo Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e o segundo Fórum Internacional das Infâncias, que acontecerá em Jundiaí entre os dias 12 e 17 de agosto. Esta participação é uma excelente oportunidade para promover uma semana de intenso debate, reflexões e vivências.
Além disso, neste mês, o PIC em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e a Rede Amamenta, está promovendo uma série de ações em prol da amamentação. Essas ações contemplam a campanha do “Agosto Dourado”, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.
A primeira infância representa o período entre o nascimento e os 6 anos de idade e é um momento fundamental para o desenvolvimento humano. As experiências, os estímulos e as interações nessa fase geram impactos para toda a vida.
“O Plano Primeira Infância Campineira existe com o propósito de garantir o direito das crianças, o pleno desenvolvimento delas e investir numa sociedade mais humana, igualitária e empática. Esse agosto, Mês da Primeira Infância, reforça a necessidade de executar um bom trabalho para esta faixa etária, o que resulta em grandes impactos dentro da sociedade, na vida das crianças e contribui também para o desenvolvimento do país”, destacou o coordenador do PIC, Thiago Ferrari.
No mês de agosto, o PIC busca trazer uma reflexão sobre as condições de vida das crianças e defender que todos tenham acesso aos cuidados necessários para seu desenvolvimento. Esse desenvolvimento inclui a edificação de políticas públicas que garantem os direitos básicos de alimentação, moradia, formação social, educacional e de valores.