A abdominoplastia é a cirurgia plástica que visa a melhora do contorno corporal, onde se remove o excesso de gordura e de pele, e na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados da parede abdominal (diástase abdominal), criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Pode ser associado à lipoescultura para resultados esteticamente mais satisfatórios e harmoniosos, e à tecnologias que visam maior retração de pele no pós-operatório.
Ter um abdômen liso e rígido é algo que muitos se esforçam para ter através de exercícios físicos e controle de peso. No entanto, em muitos casos, essas medidas não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos.
Mesmo pessoas com peso corporal e proporções corporais dentro dos padrões estabelecidos como normais, podem desenvolver um abdômen protuido, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem: gravidez, envelhecimento, oscilações constantes de peso, hereditariedade e cirurgias abdominais prévias.
A abdominoplastia é um procedimento realizado sob anestesia geral, com tempo de recuperação variável, retorno breve às atividades do dia a dia, e volta às atividades físicas em torno de 60 dias. O uso da cinta pós-cirúrgica é recomendada de um modo geral por 2 meses, visando uma melhor recuperação cirúrgica e melhor resultado estético.
Como todo procedimento cirúrgico, são realizados exames pré-operatórios de rotina, com exames de sangue, radiografia do pulmão, eletrocardiograma e ultrassonografia da parede abdominal, dentre outros frente à determinadas situações.
Não podemos nos esquecer que o resultado da cirurgia, assim como a durabilidade do mesmo, vai de encontro à mudança no hábito de vida, com melhora dos hábitos alimentares, e prática de atividades físicas regularmente.