A construtora Patriani, em novo empreendimento no bairro Parque Prado, terá a sustentabilidade como pilar principal. O condomínio Reserva Prado Patriani foi projetado para diminuir os impactos do homem no meio ambiente e já está disponível para visitas em Campinas.
Segundo Beatriz Amaral, coordenadora de qualidade ESG da empresa, dentre as tecnologias desenvolvidas no empreendimento estão os elevadores regenerativos. Sozinhos, eles tem capacidade de gerar energia para operarem. Além disso, a colaboradora relatou que “nas áreas comuns, terá captação de água de chuva que poderá ser usada tanto para lavagem, quanto para jardinagem. Isso reduzirá significativamente o consumo do prédio. Durante a fase de obras, a água também é captada para que ela seja utilizada em irrigação. Essa é uma das formas que a Patriani tem de conscientizar o colaborador desde a fase inicial das construções”.
Ainda em entrevista, Beatriz declarou que a construtora fez uma compensação ambiental. Em suma, isso significa que o grupo equilibrou o impacto causado pelas construções, adotando o plantio de mais de 1100 árvores. Em relação à geração de energia, a empresa pretende instalar placas fotovoltaicas nos topos dos prédios construídos. Tais placas serão capazes de produzir até 50% da eletricidade das áreas comuns do condomínio com a luz do sol.
Tais medidas caminham juntas com os princípios da sustentabilidade, que é definida como o consumo consciente de recursos naturais pela professora da área ambiental Lisane Colombano. “Às vezes, a gente imagina que essas ações estão localizadas na Amazônia ou no Pantanal, mas não. O meio ambiente é o local onde nós vivemos. Água, energia e resíduos são preocupações importantes que o cidadão comum tem que ter”, relata a docente.