O aumento nos casos de comercialização de bebidas falsificadas pode ser um risco à saúde do consumidor. A região de Campinas e de Jundiaí tem registrado mais casos de flagrantes e apreensões, inclusive, de galpões onde era feito o envase dessas bebidas.
Em Campinas, na última segunda-feira, 20, a Polícia Civil prendeu em flagrante um suspeito transportando bebidas falsificadas. O homem estava com 60 garrafas de whisky e vodka semelhantes a marcas famosas. As garrafas vão passar por perícia e o suspeito vai responder por falsificação de bebidas, que pode chegar de quatro a oito anos de reclusão e multa.
Já em Jundiaí, foram mais de 3.800 garrafas de diversas marcas de whisky, vodka e gin, além de 1015 vasilhames ainda sem rótulos e 11 tonéis com 200 litros de bebidas alcoólicas, flagrados em um galpão pela Polícia Militar, no bairro Rio das Pedras, após uma denúncia anônima.
Neste caso quatro homens chegaram a ser conduzidos à delegacia e alegaram ser funcionários. Eles prestaram depoimento e foram liberados. No entanto, todo o material que estava no local foi apreendido. Esse foi o terceiro caso em menos de um mês na cidade.
Confira dicas de especialistas sobre como evitar comprar bebidas sem procedência: