O Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Americana, resgatou uma coruja no bairro Santa Maria. A ave invadiu uma casa e não conseguiu sair. A ocorrência foi no fim da tarde desta segunda-feira, 08.
Quando os agentes ambientais chegaram, viram que o animal estava cansado e desorientado e não conseguia sair do local. Os guardas conseguiram efetuar o resgate da ave, que é uma coruja adulta da espécie suindara.
A ave foi levada ao Parque Ecológico de Americana e hoje pela manhã passou por avaliação veterinária. Foi constatado que a ave estava em plena saúde e expressando comportamentos típicos da espécie, embora estivesse assustada. Depois disso foi orientado que a ave fosse conduzida e solta em habitat apropriado.
Foi a segunda coruja que o GPA resgatou. A outra, da espécie buraqueira, também passou por procedimentos semelhantes e foi solta em seu habitat.
“No caso das corujas, erroneamente algumas pessoas classificam essas aves como sinal de mal agouro, mas na verdade são animais incríveis e importantes aves de rapina que cumprem destacada função ecológica, ajudando a controlar outras espécies e manter o equilíbrio ecológico” disse o Inspetor Jonas Alécio Silva do GPA.
*Supervisão Marcela Gomes