Uma menina de aproximadamente 3 anos foi encontrada perambulando pela Avenida Elza Zagui Menuzzo, Parque Itália, região do Nova Veneza em Sumaré na madrugada desta quarta-feira, 13.
O caso foi relatado à Polícia Militar por uma testemunha. À Thathi Record, o homem relatou que viu a criança chorando na rua, no momento em que foi levar a esposa para o trabalho.
O homem acionou a PM que esteve no local para atender a ocorrência. Em dado momento, os policiais viram uma mulher passando pela rua, e perguntaram se ela procurava por alguém.
Aos PM’s a mulher relatou que a amiga estava procurando pela filha. A mãe da criança relatou que deixou a menina com a babá até as 23h e dispensou a funcionária após a criança dormir. A mulher então relatou que voltou para trabalhar em uma casa noturna em Paulínia.
No boletim de ocorrência, a PM destacou que no dia 26 de fevereiro a mesma menor já havia sido encontrada sozinha na rua, e que o caso foi registrado na Delegacia de Sumaré. O Conselho Tutelar foi acionado e ficou om a custódia da menor. A mãe da criança foi presa em flagrante e deve responder pelo crime de abandono de incapaz.
Em nota, o Conselho Tutelar informou que que após receber a denúncia pelo crime de abandono de incapaz, prontamente se dirigiu até o Primeiro Distrito Policial para aplicar todas as medidas de proteção conforme preconiza a Lei . 8069/1990.
“A família extensa da infante foi localizada e não se fez necessário o acolhimento institucional conforme prescrito no ECA. Art. 25. Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. A genitora é mãe solo tem 20 (vinte) anos de idade , é perfil de baixa renda , sem dependência química.
A criança se encontra bem de saúde e não apresenta sinais de maus-tratos, em sua defesa a genitora relatou em atendimento que esta divorciada e que não possui ajuda do genitor para realizar as tarefas diárias. Sem mais , elevamos nossos protestos de estima e consideração”.