RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Criança de 4 anos morre após picada de escorpião em Atibaia

Menina de 4 anos morre após picada de escorpião em Atibaia. Criança chegou a receber o soro na Santa Casa da cidade

Foto: reprodução

Na noite da última segunda-feira (15), uma criança de 4 anos morreu após ser picada por um escorpião em Atibaia, no interior de São Paulo.

De acordo com informações fornecidas pela família, a criança foi levada imediatamente para a UPA do município, onde não havia soro antiescorpiônico disponível. Em seguida, Valentina foi encaminhada para a Santa Casa da cidade, onde ela chegou a tomar o soro.

Apesar disso, por conta da gravidade do caso, ela foi transferida para a Unidade de Saúde de Bragança Paulista, mas não resistiu. A família registrou um boletim de ocorrência.

Posicionamento da Prefeitura e da Santa Casa:

A Prefeitura da Estância de Atibaia e a Santa Casa de Atibaia manifestam profundo pesar pelo falecimento de criança em decorrência de acidente por picada de escorpião, e expressam sua mais sincera solidariedade e condolências aos familiares neste momento de dor imensurável e irreparável perda.

Em respeito à população e aos meios de comunicação, esclarece-se que, após a ocorrência, a criança foi levada por seus familiares à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento imediato e, diante da avaliação clínica, foi corretamente indicada a transferência para a Santa Casa de Atibaia, unidade de referência no município para casos envolvendo animais peçonhentos, onde foi infundido na criança soro antiescorpiônico na dosagem recomendada. Ao dar entrada na Santa Casa, a criança foi atendida com celeridade pela equipe médica, seguindo-se rigorosamente os protocolos previstos no Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde.

O atendimento a casos de picada de escorpião obedece às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelos sistemas oficiais de vigilância em saúde, envolvendo assistência médica imediata, notificação compulsória e definição da conduta terapêutica conforme a gravidade do quadro clínico. No caso em questão, todas as medidas indicadas foram adotadas de acordo com os critérios técnicos aplicáveis, sendo certo que o soro foi devidamente aplicado e infundido no organismo da criança na Santa Casa de Atibaia, e durante o transporte pelo SAMU até Bragança Paulista.

Apesar de todos os esforços empreendidos pelas equipes de saúde e da assistência prestada de forma tempestiva, o estado clínico da criança evoluiu de maneira rápida e severa, em razão da intensa ação tóxica do veneno. Diante da necessidade de suporte intensivo especializado, e após estabilização inicial na Santa Casa de Atibaia, a criança foi transferida para o Hospital Universitário São Francisco, unidade de referência regional para atendimento de alta complexidade e terapia intensiva. Lamentavelmente, mesmo após todo o tratamento intensivo recebido, o óbito foi constatado naquela unidade hospitalar.

A Prefeitura da Estância de Atibaia e a Santa Casa de Atibaia reafirmam seu compromisso permanente com a observância rigorosa dos protocolos assistenciais e com a transparência nas informações prestadas à população, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS