A partir da próxima segunda-feira, 9 de junho, a Prefeitura de Campinas colocará em funcionamento um novo ponto de fiscalização por videomonitoramento no cruzamento entre as avenidas das Amoreiras e Prefeito Faria Lima, na altura do bairro São Bernardo. A medida foi anunciada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e tem como objetivo reduzir o número de infrações e acidentes registrados na região.
O local foi escolhido após levantamento da Central de Monitoramento da Emdec, que identificou 19 ocorrências entre 2024 e os cinco primeiros meses de 2025. Do total, dez acidentes resultaram em vítimas feridas. As infrações mais comuns incluem conversões proibidas, avanço de sinal vermelho e uso irregular da faixa exclusiva para ônibus — essa última, integrante do Corredor BRT Ouro Verde.
Durante a fase de testes, as imagens captadas revelaram um padrão de comportamento irregular, especialmente de motoristas que saem da Prefeito Faria Lima em direção à Avenida das Amoreiras. Em sequência, os registros mostram avanço indevido no semáforo, desrespeito à sinalização e invasão de faixas restritas. Nessa etapa, não houve aplicação de multas, mas placas de sinalização já foram instaladas para alertar os condutores sobre a nova fiscalização eletrônica.
O entorno do cruzamento concentra polos geradores de tráfego com grande fluxo de pedestres, como o Hospital Municipal Mário Gatti, o Sesi Amoreiras, a instituição Patrulheiros Campinas e o CAPS Álcool e Drogas. A fiscalização pretende aumentar a segurança viária nessa região sensível.
Além do novo ponto no São Bernardo, a Emdec ativou no dia 22 de maio duas outras câmeras de fiscalização no Centro, nos cruzamentos das avenidas Senador Saraiva com Benjamin Constant, e Francisco Glicério com Aquidabã. Em menos de dez dias, os novos equipamentos flagraram 48 infrações — 45 delas por uso indevido da faixa exclusiva de ônibus e três por estacionamento irregular em vagas de curta duração.
Atualmente, Campinas conta com 10 locais de fiscalização remota por câmeras, incluindo vias de grande circulação como a avenida Francisco Glicério, Dr. Moraes Salles e o entorno da Rodoviária. Entre janeiro e maio deste ano, os dispositivos registraram aproximadamente 4,9 mil infrações.
A fiscalização eletrônica também está presente em outro trecho da Avenida das Amoreiras, no entroncamento com as ruas Laranjal Paulista e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite. Ali, desde a ativação em dezembro de 2024, mais de 1,5 mil infrações já foram computadas.
Toda a operação das câmeras é conduzida por equipes da Central de Monitoramento da Emdec, que se revezam em turnos para acompanhar as imagens em tempo real. Além de gerar autos de infração, os profissionais também monitoram situações como acidentes, panes mecânicas e manifestações.
A base legal para esse tipo de fiscalização está na Resolução nº 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), alinhada ao artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro, que autoriza a autuação por sistemas eletrônicos conectados em tempo real.



