A explosão no número de casos de dengue em Campinas, e o aumento no número de casos de covid na cidade são uma preocupação tanto para as autoridades em saúde quanto para quem mora na cidade.
Campinas já ultrapassou a marca de 12 mil casos de dengue e deve enfrentar esse ano, a maior epidemia da história. Por outro lado, houve também um aumento de 40% nos casos de positivos de covid. Duas doenças graves que juntas podem prejudicam ainda mais a recuperação dos pacientes.
Por esse motivo alguns cuidados com a saúde para evitar as doenças são fundamentais.
O primeiro deles é o diagnóstico correto da doença, já que os sintomas das duas, principalmente no início do contágio, são muito semelhantes.
A dengue, devido ao alto risco de morte é a mais preocupante no momento pois estamos bem no início do período de maior incidência de casos e mesmo assim os números já preocupam.
Outro cuidado importante é em relação aos testes rápidos de covid. O infectologista alerta para o falso resultado negativo, que pode acontecer quando o teste é feito ainda no início do contágio podendo não aparecer nos testes rápidos.
Ainda segundo o infectologista Plínio Trabasso é muito importante que o paciente ao apresentar algum sintoma de dengue ou covid procure um médico e evite a automedicação.