RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Dário Saadi apresenta proposta para contratação de médicos para telemedicina em todo país

Dário Saadi apresenta proposta para contratação de médicos para telemedicina em todo país
Foto: arquivo prefeitura

O Consórcio Conectar apresenta nesta terça-feira, 29 de abril, às 11h, na sede da FNP (Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos), em Brasília, proposta para facilitar a contratação de médicos especialistas e generalistas por municípios brasileiros para implementar ou expandir a saúde digital e reduzir a fila de consultas com especialistas.

Prefeitos e secretários de saúde de todo o país foram convidados a assistir a apresentação, que será transmitida de forma virtual pelo neste link.

“Será um reforço expressivo para expandir e qualificar o atendimento em saúde pelos municípios através da Saúde Digital. Ele vai permitir ainda otimizar recursos das cidades para aplicação em outras demandas na área da saúde”, ressaltou o prefeito de Campinas e presidente do Conectar, Dário Saadi.

O prefeito articula a implementação da medida desde o fim de janeiro, quando assumiu a presidência do consórcio, iniciativa ligada à FNP.

Dário Saadi, que também é vice-presidente para a área de Saúde da FNP, vai a Brasília participar da apresentação da proposta do Conectar, que deve contar com a presença de autoridades convidadas, como a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad, e o secretário executivo do Conasems (Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde), Mauro Junqueira.

Saúde Digital: mais de 1 milhão de atendimentos em Campinas

De março de 2023 até o dia 25 de abril deste ano, Campinas totalizou 1.166.584 de atendimentos e interações na saúde digital. Foram 65.488 mil consultas. Neste grupo de pacientes, 2,44% tiveram atendimentos convertidos para a modalidade presencial. O resultado significa agilidade para quem optou pela saúde digital e otimização da assistência para quem realmente precisou se deslocar até uma unidade para assistência.

O restante dos atendimentos está relacionado ao envio de alertas e monitoramento de pacientes suspeitos de dengue, inclusive com a convocação para a segunda dose da vacna; interações para exames e consultas no Outubro Rosa e Novembro Azul; confirmação de presença em consultas e qualificação das filas – processos realizados via chatbot.

O Consórcio Conectar

O Conectar foi criado em 2021, durante enfrentamento à pandemia, para atuar na compra de vacinas contra a covid-19. A institucionalização ocorreu após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar a aquisição de imunizantes diretamente por estados e municípios.

Naquele ano, o Congresso Nacional também concedeu aval, em lei, para permitir a mobilização nacional de municípios por uma representação suprapartidária capaz de congregar cidades de diferentes portes populacionais em todas as regiões do país. 

A iniciativa ampliou a atuação desde aquele ano e também discute desafios para aquisição de medicamentos, outras vacinas, insumos, equipamentos e serviços para municípios.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS