O atual prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), é apontado como favorito ao pleito de outubro pela pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pela Rede Bandeirantes de Comunicação. Ele lidera com 37,3% das intenções de voto na pesquisa estimulada. Em segundo lugar está Rafael Zimbaldi (Cidadania), com 24,1%.
A pesquisa ouviu 800 eleitores entre os dias 22 e 27 de maio de 2024 e foi divulgada nesta segunda-feira, 27. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de aproximadamente 3,5 pontos percentuais, para os resultados gerais.
Ainda na pesquisa estimulada, que é quando são apresentadas ao entrevistado as opções de candidatos, aparecem: Pedro Tourinho (PT) em terceiro lugar com 12,5% das intenções de votos; Paulo Gaspar (Novo) com 3,1% e Laura Leal (PSTU) com 2,9%.
Os entrevistados que não sabem ou não responderam representam 6% e os que pretendem votar em branco, nulo ou não consideram votar em nenhum dos candidatos apresentados representam 13,1%.
No cenário de pesquisa espontânea, que é quando não são apresentados nomes dos candidatos e o entrevistado fala em quem pretende votar, Dário aparece novamente em primeiro lugar com 8,9% das intenções de voto. Já Rafa Zimbaldi está em segundo, com 3,1% das intenções. O pré-candidato Pedro Tourinho foi citado por 3% dos entrevistados, Paulo Gaspar por 0,3% e Laura Leal por 0,1%. Também foram citados outros candidatos não apontados pela pesquisa, totalizando 0,9%.
Na pesquisa espontânea, não sabem ou não responderam 74,4% dos entrevistados, e não pretendem votar em ninguém, em branco ou nulo 9,4%.
Segundo turno:
Na possibilidade de segundo turno, o Instituto apresentou três cenários possíveis. Numa disputa entre Dário Saadi e Rafa Zilbaldi a intenção de votos é de 47,1% para o atual prefeito e de 35% para o concorrente. Neste caso, 4,3% não sabem ou não responderam e 13,6% não pretendem votar em nenhum ou votar em branco ou nulo.
Em uma possível disputa entre Dário Saadi e Pedro Tourinho, o candidato do PT tem 25,3% das intenções de voto, enquanto Dário fica com 54,6% dos entrevistados. Não sabem ou não responderam 5% e não pretendem votar em nenhum ou votar em branco ou nulo, 15,1% dos entrevistados.
Um terceiro cenário é apresentado entre Rafa Zilbaldi e Pedro Tourinho. Neste caso, Zimbaldi lidera com 49,5% enquanto Tourinho fica com 23,9% das intenções de voto. Não sabem ou não responderam 5% dos entrevistados e 15,1% não pretendem votar em nenhum ou votar em branco ou nulo.
A pesquisa está registrada no TSE com o nº SP-04249/2024.