Uma operação realizada nesta quarta-feira (29) em São Pedro resultou na apreensão de aproximadamente 94 mil cigarros de origem estrangeira. Os produtos estavam armazenados em um depósito de bebidas e em um segundo endereço utilizado pelo comerciante responsável.
A investigação teve início a partir de denúncias sobre possível comercialização de bebidas alcoólicas falsificadas em um comércio local. Durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça, os policiais civis localizaram cigarros contrabandeados nos dois locais.
No interior do depósito de bebidas, foram encontrados 69 pacotes, contendo um total de 13.800 cigarros de marcas como Eight e Egipt. Parte dos maços apresentava selos de IPI, enquanto outros estavam sem identificação legal ou com inscrições em língua estrangeira.
Em um segundo imóvel, um barracão ligado ao mesmo comerciante, a polícia localizou oito caixas lacradas da marca Eight. Cada caixa continha 500 pacotes, totalizando 80 mil cigarros. A soma dos materiais apreendidos nos dois endereços chegou a 93.800 unidades.
O responsável pelo estabelecimento, um comerciante de 61 anos, admitiu que comercializava cigarros no local, mas disse desconhecer a origem dos fornecedores. Ele negou manter bebidas adulteradas, mas confirmou a presença do estoque de cigarros no barracão.
Parte dos maços continha selos nacionais e será encaminhada ao Instituto de Criminalística para verificar possível falsificação, tanto dos produtos quanto dos selos.
O caso segue sob investigação. As autoridades avaliam os próximos encaminhamentos diante da possível configuração de crime contra a saúde pública e comércio ilegal de mercadorias.



