A Polícia Civil, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Campinas, em ação integrada com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) e a Guarda Municipal, intensificou as ações de combate a crimes envolvendo furto, roubo e recepção de fios de cobre e outros produtos ilícitos.
Nesta nova etapa da Operação “Fio da Meada”, os alvos foram depósitos de sucatas e comércios de reciclagem, locais suspeitos de operar com materiais de origem ilegal. A operação tem como objetivo não apenas fiscalizar o funcionamento desses estabelecimentos, mas também coibir o avanço de crimes que afetam diretamente a infraestrutura e a segurança da população, como o avanço dos cabos de energia e telefonia.
A fiscalização rigorosa visa garantir que os comércios de reciclagem estejam em conformidade com a lei, evitando que atuem como receptores de mercadorias roubadas. As autoridades reforçam que essas operações continuarão, com a finalidade de enfraquecer o comércio ilegal e garantir a tranquilidade da cidade.