Dicas de como garantir a vida útil da bateria do celular e evitar explosões

Ficar sem bateria no celular pode ser um pesadelo para pessoas, por isso fomos conversar com um especialista, em Campinas.
Foto: Reprodução Thathi Record

No mundo atual, muita gente não consegue nem imaginar ficar sem celular. Mas muitas vezes, somos surpreendidos pela bateria dos aparelhos que não param carregadas.

Ainda que hoje não exista o risco bateria viciada, é normal que o componente perca parte da capacidade com o passar do tempo. Ela começa a entregar menos energia e durar menos tempo. Não há o que fazer em relação a isso, pois se trata de um processo químico, mas existem hábitos comuns que ajudam a detonar a capacidade do seu dispositivo.

LUZ DO CELULAR
O brilho da tela tem grande efeito no consumo da bateria. Quanto mais intenso, maior o uso da carga. Independentemente do tipo do painel, há situações em que o brilho intenso é necessário, a exemplo do uso sob a luz do sol. Apesar disso, o uso prolongado do brilho máximo pode esgotar a bateria antes do esperado.20 de mar. de 2023

GAMES PESADOS
Quanto mais exigente for o aplicativo, maior será o gasto de bateria, e os jogos não são exceção. Jogos mais pesados são executados na maior qualidade possível e tendem a aumentar o consumo da energia do aparelho. Portanto, a recomendação, nesses casos, é a conscientização do usuário, de que caso utilize o celular em excesso, longe de pontos de recarga, pode ficar sem energia e sem contato.
Como Carregar

DEPENDER DE REDE INCONSTANTE
A instabilidade da rede de dados pode ser mais do que um simples inconveniente e afetar também o consumo da bateria. Quando isso ocorre, o smartphone realiza mais tentativas de se comunicar com variadas estações rádio-base, o que
naturalmente exige mais recursos do aparelho.

GPS SEMPRE ATIVO
Diversos aplicativos solicitam permissão para acessar a localização do smartphone, entre eles os de mapas, delivery ou de namoro. Esses programas utilizam o GPS em tempo real, o que pode reduzir o tempo de bateria.

Por isso, pode ser interessante desativar o GPS quando não tiver intenção de usar aplicativos que necessitam dele. No Android, basta abrir a barra de notificações e tocar no botão de localização. No iPhone, essa opção de privacidade fica dentro dos ajustes de sistema.

PROGRAMAS EM SEGUNDO PLANO
Diversos aplicativos tem funções de monitorar ou controlar atividades em segundo plano, tais como calendário e antivírus. O inconveniente, porém, é que esses aplicativos também necessitam de energia para funcionar e acabam aumentando o consumo da energia do celular.

Para evitar isso, basta colocar o celular em modo de economia de energia, que impede que aplicativos sejam executados em segundo plano. Tenha em mente que as notificações podem demorar um pouco mais para serem recebidas pelo celular.

  1. Utilize o Carregador Original ou Certificado – Ao carregar seu smartphone, o carregador original fornecido pelo fabricante é sempre a melhor opção. Caso não seja possível, opte por um carregador certificado que atenda aos padrões de seu dispositivo.
  2. Evite Cargas Rápidas Constantes – Embora os carregadores rápidos sejam convenientes, o uso constante pode causar estresse excessivo na bateria. Priorize o carregamento lento ou normal para preservar a vida útil da bateria.
  3. Evite o Aquecimento Excessivo – Evite deixar o celular carregando em locais quentes ou sob a luz direta do sol, pois o calor pode afetar negativamente a bateria e até mesmo danificar o dispositivo.

O que Evitar

  1. Deixar o Smartphone Carregando a Noite Toda

Embora seja comum, manter o telefone conectado à energia a noite toda pode causar superaquecimento e reduzir a eficiência da bateria a longo prazo.

  1. Usar o Smartphone enquanto Carrega

Embora seja tentador, usar o celular enquanto ele está conectado pode gerar calor excessivo, o que não é saudável para a bateria.

  1. Descarregar Completamente a Bateria Regularmente

Descarregar completamente a bateria do celular com frequência pode diminuir a vida útil da mesma. Tente manter o nível de carga entre 20% e 80% para preservar a bateria.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS