Duas pessoas foram detidas pela Guarda Municipal na manhã desta terça-feira, 09, descartando lixo irregularmente, às margens do Rio Capivari, próximo a rodovia Santos Dumont, em Campinas.
Segundo a Guarda, o local é uma área de preservação permanente protegida por lei, com a função de preservar recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica, biodiversidade e proteção do solo.
A região fica próximo ao bairro Jardim Telesp, os suspeitos, informaram que uma terceira pessoa que solicitava para eles fazerem o aterramento ilegal no local.
Os dois homens foram conduzidos à 2ª Delegacia Seccional. A Secretaria de Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade deve nos próximos dias dar encaminhamento ao caso. A polícia civil também deve ir ao local realizar perícia.
Onde descartar entulho de construção?
Campinas tem à disposição a Usina Recicladora de Materiais (URM), que fica na Estrada do Mão Branca, Jardim São Caetano. Caçambeiros e transportadores de resíduos de construção civil podem levar o material até lá, que depois passa por usinagem e pode ser reaproveitado.
Informações pelo e-mail [email protected] e Portal do Cidadão.
A população também pode levar, gratuitamente, restos de material de construção e reforma, de pequeno e médio porte, nos ecopontos da cidade. São 16 ecopontos.
Descarte é crime!
Descartar irregularmente é crime ambiental, traz males ao meio ambiente e à saúde pública. A população pode denunciar os infratores que fazem o descarte irregular por meio do 153, da Guarda Municipal, para flagrante.
*Supervisão Ettore Melato