A Guarda Municipal de Americana prendeu dois homens suspeitos de integrarem uma quadrilha que aplica o “golpe do reconhecimento facial” contra idosos. Eles foram presos após fazer como vítima um homem de 70 anos.
O golpe consiste em simular entrega de um produto comprado pela Internet e pedir para fotografar o rosto da pessoa indicada para receber a encomenda. Os criminosos utilizam fotos das vítimas para abrir contas digitais e instalar aplicativos bancários em seus nomes.
Os dois suspeitos, de 22 e 24anos, são da Capital paulista. O carro que ocupavam foi identificado pelo sistema Muralha Digital, da Gama (Guarda Municipal de Americana).
Os guardas apreenderam com a dupla quatro celulares e diversos pacotes com etiquetas das cores e do emblema de uma empresa de vendas pela internet, sugerindo a possível utilização desses itens para dar maior credibilidade ao golpe.
Segundo a Guarda Municipal, a dupla confessou que foram para a região de Campinas com o objetivo específico de aplicar golpes em idosos.
Os dois foram autuados em flagrante pela Polícia Civil por crime de estelionato.
No sábado, 14, a Polícia Militar prendeu em Piracicaba um homem de 22 anos acusado de aplicar esse mesmo tipo de golpe a um morador do bairro Paulista.
Esses golpes estão cada vez mais frequentes na Região de Campinas, segundo a Polícia. Foram registrados casos em Indaiatuba e Valinhos.
*Supervisão Bargas Filho