A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas retirou 125 toneladas de lixo dos bueiros da cidade nos últimos 40 dias. Diariamente, seis equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) realizam a limpeza e a desobstrução de bocas de lobo em diversos pontos do município, seja a partir de solicitações dos munícipes pelo telefone 156 ou conforme o cronograma da pasta. Já as Administrações Regionais e Subprefeituras realizam, em média, a limpeza de 800 bueiros por mês.
Esse serviço acontece ao longo de todo o ano e se mostra ainda mais necessário em períodos de chuva. Este ano, até o dia 14 de janeiro, foram limpos 657 bueiros na cidade. Os funcionários retiram todo tipo de material inservível que possa obstruir as grades, os bueiros e as galerias pluviais. São encontrados além de folhas, areia e terra, materiais como garrafas, copos de plástico pedaços de papelão, caixas, entre outros.
O secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, explica que o serviço acaba sendo mais demorado, já que muito lixo é descartado nos bueiros. “Campinas conta com diversas formas de descarte correto dos resíduos, mas, infelizmente, há pessoas que preferem jogar o que não serve mais na rua. Uma lata de refrigerante, por exemplo, pode causar muitos danos. Por isso, nossas equipes têm como prioridade esse trabalho de prevenção”, afirma.
Como solicitar a limpeza de um bueiro?
O cidadão pode se informar sobre a programação de trabalho da Secretaria de Serviços Públicos e solicitar a limpeza de bueiros por meio do canal 156, no endereço:
https://campinas.sp.gov.br/sites/156/canais-de-atendimento



