A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) divulgou nesta terça-feira, 13, o balanço das ocorrências de trânsito atendidas no ano passado pela equipe que conta com cerca de 340 agentes da mobilidade urbana.
Integrada à CIMCamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas), a Central de Operações da Emdec faz a gestão dos acionamentos e direciona os apoios operacionais prestados pelos agentes da mobilidade urbana nos quatro cantos da cidade.
Segundo o coordenador da Central de Monitoramento de Operações, Marcelo Doque, “além de ser o elo entre a população e os agentes nas ruas, a Central de Operações da Emdec gera diversos dados sobre a dinâmica do trânsito, importantes para o planejamento da mobilidade no município”.
- THMais Campinas lança canal no WhatsApp; veja como acessar
- Estabelecimento é furtado duas vezes em menos de três dias; veja vídeo
Por exemplo, cerca de 60,6% do total de atendimentos envolve ocorrências gerais, que incluem operações de trânsito e transporte. Foram 51,6 mil atendimentos nessa categoria, tais como blitz de fiscalização, reserva de vagas e intervenção após derramamento de óleo na via.
Os acidentes de trânsito também ganham destaque. A operacionalização do trânsito em casos de sinistros fatais, com vítimas, sem vítimas e atropelamentos alcançou 2.067 atendimentos. Já as ocorrências como alagamentos, manifestações e quedas de postes nas vias, somaram 1,6 mil acionamentos.
O monitoramento prestado pelos agentes a obras e eventos alcançou 13,7% do total de ocorrências – 11,6 mil. A fiscalização de estacionamentos irregulares alcançou 4,2 mil ocorrências.
Completam o balanço apoios prestados em pontos que apresentam lentidão de trânsito (1,5 mil), semáforos inoperantes (2,2 mil), veículos quebrados (2,6 mil), falhas na via (3,7 mil) e os acionamentos de guinchos para remoção de veículos (3,8 mil).