Escolas públicas de Campinas e da região metropolitana estão entre as 100 unidades que adotarão o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre de 2025. A lista final foi divulgada nesta terça-feira, 29 de abril, pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) no Diário Oficial. A iniciativa integra o Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), que recebeu aprovação de comunidades escolares em três rodadas de consulta pública.
Entre as unidades selecionadas estão a Escola Estadual Eliseu Narciso e a Escola Estadual Messias Gonçalves Teixeira, ambas em Campinas; a Escola Estadual Silvânia Aparecida Santos, em Nova Odessa; a Escola Estadual Maria Gertrudes Cardoso Rebello, em Limeira; a Escola Estadual Paulo de Almeida Nogueira, em Cosmópolis; a Escola Estadual João Batista Curado, em Jundiaí; além das escolas Abigail de Azevedo Grillo e Edson Rontani, em Piracicaba, e escolas em Sumaré e Hortolândia.
A previsão é que cerca de 50 mil estudantes sejam impactados pelo novo modelo de gestão, que mantém o Currículo Paulista e contará com a atuação de monitores selecionados com apoio da Secretaria de Segurança Pública. A seleção dos profissionais considerará informações sobre comportamento e antecedentes criminais.
No processo de adesão, cada escola precisava alcançar o quórum mínimo de 50% mais um dos votos válidos para aprovação. Pais, responsáveis, estudantes maiores de 16 anos e profissionais das escolas puderam participar da consulta pública. No total, mais de 106 mil votos foram computados, com 87% favoráveis à implantação do programa. Em três unidades, a aprovação foi unânime.
Como a quantidade de escolas aprovadas superou a meta inicial, a Seduc-SP aplicou critérios para a seleção das 100 instituições que formarão a primeira leva do programa. Foram priorizadas unidades com maior vulnerabilidade social, de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS), além do desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP).
As escolas cívico-militares serão implantadas em 89 municípios paulistas, abrangendo a capital, o litoral e o interior do estado. A maioria dos municípios escolhidos apresenta Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual, e parte deles também fica abaixo da média nacional.
Segundo a Secretaria da Educação, o objetivo do modelo é fortalecer a disciplina, a cultura de respeito e a melhoria do ambiente escolar, sem alterar o conteúdo curricular obrigatório. As atividades complementares serão acompanhadas por monitores civis e militares, enquanto a parte pedagógica continuará sob responsabilidade dos educadores da rede estadual.



