Um homem foi preso por aplicar um conhecido golpe em caixas eletrônicos instalados dentro de lojas em Valinhos. Ele se aproximava de pessoas, principalmente idosas, fingia ajudar no uso do terminal e, na conversa, observava a senha sendo digitada para depois trocar o cartão da vítima por um falso. Duas pessoas foram vítimas, com um prejuízo total de R$ 8 mil.
Leia também:
- VÍDEO: Homem coloca fogo em central de telefonia para furtar fios de cobre
- Jovem perde controle do carro, destrói muro e derruba poste
- Homem surta após saber de demissão e danifica veículos em empresa de Campinas
A prisão aconteceu no dia 6 de janeiro, após uma ação conjunta das Guardas Civis Municipais de Valinhos e Itapira. O sistema de inteligência da GCM de Valinhos identificou o veículo usado pelo suspeito após os crimes. Quando o carro entrou em Itapira, a guarda local recebeu um alerta, fez a abordagem e prendeu o homem.
Dentro do veículo, foi encontrado um cartão bancário pertencente a uma das vítimas de Valinhos. O homem já tinha um mandado de prisão em aberto por associação criminosa e furto.
O golpe foi desvendado com a ajuda de uma comerciante atenta, Rosângela Pereira, que tem uma loja em frente ao caixa eletrônico onde os crimes aconteceram. “Ele aborda a pessoa, começa a conversar, falar do tempo, enquanto o outro finge que tá no telefone e pega a senha”, descreveu ela. Na segunda vez em que viu a cena se repetir, Rosângela reconheceu o suspeito e acionou a Guarda Municipal.
O comandante da GCM de Valinhos, Anderson Gomes, alerta para a tática dos criminosos. “É importante que as pessoas, principalmente as mais idosas, não aceitem ajuda de estranhos em caixas eletrônicos e, sempre que possível, estejam acompanhadas de um familiar”, orienta. O comparsa do homem preso ainda não foi localizado pela polícia.







