Em Campinas, a baixa umidade relativa do ar, conhecida popularmente como “tempo seco”, exige atenção redobrada de quem pratica exercícios físicos. A condição, mais comum no final do inverno e início da primavera, mas que pode ocorrer em qualquer estação, pode trazer desconfortos e riscos à saúde.
O personal trainer Fernando Negri explica que hidratação e cuidados com a exposição ao sol são essenciais. “Nos dias de tempo seco, é importante consumir água à vontade, proteger a pele e olhos, e, sempre que possível, realizar atividades em ambientes umidificados ou protegidos”, diz.
Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp), na última quarta-feira, 13, a umidade relativa do ar em Campinas chegou a 19,4% às 16h, bem abaixo do ideal de 60%. A previsão para os próximos dias indica temperaturas entre 12°C e 25°C, com períodos de céu parcialmente nublado e umidade mínima de 30 a 35%. Não há previsão de chuvas até o final da semana.
Dicas do especialista para praticar exercícios em tempo seco:
- Evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h nos dias de baixa umidade.
- Umidificar ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
- Permanecer em áreas vegetadas e protegidas do sol.
- Hidratar-se com água, sucos e frutas.
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas e cremes hidratantes.
- Evitar aglomerações em ambientes fechados.
Fernando também ressalta que alunos idosos e pessoas com problemas respiratórios precisam de atenção extra. “Mesmo dentro de academias, é fundamental manter ventilação e hidratação constantes. Nos dias mais críticos, é indicado reduzir ou suspender treinos ao ar livre”, reforça.
Com as mudanças climáticas e o aumento da frequência de períodos secos, a orientação de especialistas é fundamental para prevenir desidratação, irritação nos olhos e vias respiratórias, além de manter o desempenho físico sem riscos à saúde.







