RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Exercícios no tempo seco exigem cuidados redobrados

Personal trainer dá dicas para evitar desidratação e problemas respiratórios em dias de baixa umidade

Exercícios no tempo seco exigem cuidados redobrados
Foto: Pexels

Em Campinas, a baixa umidade relativa do ar, conhecida popularmente como “tempo seco”, exige atenção redobrada de quem pratica exercícios físicos. A condição, mais comum no final do inverno e início da primavera, mas que pode ocorrer em qualquer estação, pode trazer desconfortos e riscos à saúde.

O personal trainer Fernando Negri explica que hidratação e cuidados com a exposição ao sol são essenciais. “Nos dias de tempo seco, é importante consumir água à vontade, proteger a pele e olhos, e, sempre que possível, realizar atividades em ambientes umidificados ou protegidos”, diz.

Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp), na última quarta-feira, 13, a umidade relativa do ar em Campinas chegou a 19,4% às 16h, bem abaixo do ideal de 60%. A previsão para os próximos dias indica temperaturas entre 12°C e 25°C, com períodos de céu parcialmente nublado e umidade mínima de 30 a 35%. Não há previsão de chuvas até o final da semana.


Dicas do especialista para praticar exercícios em tempo seco:

  • Evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h nos dias de baixa umidade.
  • Umidificar ambientes com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
  • Permanecer em áreas vegetadas e protegidas do sol.
  • Hidratar-se com água, sucos e frutas.
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas e cremes hidratantes.
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados.

Fernando também ressalta que alunos idosos e pessoas com problemas respiratórios precisam de atenção extra. “Mesmo dentro de academias, é fundamental manter ventilação e hidratação constantes. Nos dias mais críticos, é indicado reduzir ou suspender treinos ao ar livre”, reforça.

Com as mudanças climáticas e o aumento da frequência de períodos secos, a orientação de especialistas é fundamental para prevenir desidratação, irritação nos olhos e vias respiratórias, além de manter o desempenho físico sem riscos à saúde.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS