Uma operação realizada na manhã desta segunda-feira (24) revelou a existência de uma fábrica clandestina de meias em Jundiaí, interior de São Paulo. No local, eram produzidas, de forma irregular, peças com logotipos de marcas esportivas de renome internacional, como Nike, Adidas, Mizuno, Oakley, Lacoste, Vans e Puma. Mais de 6.400 pares de meias e aproximadamente 76 mil etiquetas com as marcas falsificadas foram apreendidos.
A ação foi conduzida por agentes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí, com foco em crimes contra a propriedade industrial e contra o consumidor. O mandado de busca e apreensão foi cumprido com o apoio de representantes legais de algumas das marcas afetadas.
Durante a abordagem, o responsável pela fábrica afirmou inicialmente que tinha permissão para fabricar produtos da marca Kappa. No entanto, ao inspecionar o galpão, os investigadores identificaram 16 máquinas industriais em pleno funcionamento, além da produção em larga escala de meias com marcas variadas e sem autorização legal.
Ao ser questionado sobre a origem e a autorização para utilizar os nomes e logotipos das marcas esportivas mais conhecidas do mercado, o responsável admitiu que não possuía licença para produzir os itens com essas identificações. Ele foi detido no local.
Segundo os delegados Roberto Souza Camargo Junior e José Ricardo Arruda Marchetti, da DIG de Jundiaí, o caso é mais um reflexo dos prejuízos causados por falsificações, que afetam não só as empresas, mas também os consumidores que podem ser enganados com produtos de baixa qualidade.