O Festival de Artes Visuais de Americana (FAVA) 2025 prorrogou as inscrições até o dia 16 de julho e anunciou uma importante atualização em seu regulamento: além de obras finalizadas, agora também serão aceitos croquis e esboços de peças ainda não produzidas, atendendo aos pedidos de artistas interessados em participar do evento.
A mudança permite que o participante envie, no ato da inscrição, registros de obras prontas ou o croqui da proposta artística. Caso o projeto seja contemplado, o artista terá 15 dias corridos para executar a obra, a partir do anúncio dos selecionados. A medida busca ampliar o acesso à participação e valorizar o processo criativo desde sua origem.
Com o tema “Um olhar pela cidade”, o festival integra as comemorações dos 150 anos de Americana e recebe propostas nas categorias fotografia e artes plásticas, audiovisual e arte urbana. A iniciativa é da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura (Comcult), com produção da APAM (Associação de Promoção e Assistência de Americana).
“Comemorar os 150 anos de Americana com uma mostra de trabalhos fotográficos, artes plásticas e audiovisuais e arte urbana vai engrandecer ainda mais o aniversário de nossa cidade e convido os artistas a inscrever seus trabalhos e demonstrar seu talento e amor por Americana”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.
A premiação total será de R$ 12.500,00, com destaque para a publicação das obras no livro “Cidade”, exibição audiovisual durante o evento e pintura de murais em espaços públicos. As inscrições seguem gratuitas e devem ser feitas de forma online, pelo formulário disponível no site da Prefeitura de Americana (www.americana.sp.gov.br).
“O FAVA nasce com o propósito de provocar olhares sensíveis e criativos sobre Americana. Queremos estimular uma relação mais afetuosa com o espaço urbano e dar visibilidade a artistas que pensam a cidade de forma crítica, poética e transformadora”, afirma Ailton Alves de Queiroz, presidente da Apam.
A divulgação dos selecionados será feita em 26 de julho, sendo necessário a entrega final das obras, enviadas por meio de croqui, até o dia 10 de agosto. Já a cerimônia de premiação ocorre em 14 de agosto, no Teatro Municipal Lulu Benencase. As obras serão apresentadas ao público durante o festival, nos dias 15 e 16 de novembro, no CIEP Prof. Oniva de Moura Brizola, no bairro Antonio Zanaga.
Além de fomentar a arte contemporânea e os olhares sobre o município, o FAVA também reafirma seu compromisso com a diversidade, já que 20% das vagas serão destinadas a artistas pertencentes a grupos sub-representados como negros, indígenas, pessoas com deficiência, trans e não-binárias.






