RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

FAVA 2025 prorroga inscrições até 16 de julho e passa a aceitar croquis de obras inéditas

Festival de Artes Visuais de Americana amplia prazo e flexibiliza exigências: criações podem ser enviadas prontas ou em esboço.

O Festival de Artes Visuais de Americana (FAVA) 2025 prorrogou as inscrições até o dia 16 de julho e anunciou uma importante atualização em seu regulamento: além de obras finalizadas, agora também serão aceitos croquis e esboços de peças ainda não produzidas, atendendo aos pedidos de artistas interessados em participar do evento.

A mudança permite que o participante envie, no ato da inscrição, registros de obras prontas ou o croqui da proposta artística. Caso o projeto seja contemplado, o artista terá 15 dias corridos para executar a obra, a partir do anúncio dos selecionados. A medida busca ampliar o acesso à participação e valorizar o processo criativo desde sua origem.

Com o tema “Um olhar pela cidade”, o festival integra as comemorações dos 150 anos de Americana e recebe propostas nas categorias fotografia e artes plásticas, audiovisual e arte urbana. A iniciativa é da Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura (Comcult), com produção da APAM (Associação de Promoção e Assistência de Americana).

“Comemorar os 150 anos de Americana com uma mostra de trabalhos fotográficos, artes plásticas e audiovisuais e arte urbana vai engrandecer ainda mais o aniversário de nossa cidade e convido os artistas a inscrever seus trabalhos e demonstrar seu talento e amor por Americana”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini.

A premiação total será de R$ 12.500,00, com destaque para a publicação das obras no livro “Cidade”, exibição audiovisual durante o evento e pintura de murais em espaços públicos. As inscrições seguem gratuitas e devem ser feitas de forma online, pelo formulário disponível no site da Prefeitura de Americana (www.americana.sp.gov.br).

“O FAVA nasce com o propósito de provocar olhares sensíveis e criativos sobre Americana. Queremos estimular uma relação mais afetuosa com o espaço urbano e dar visibilidade a artistas que pensam a cidade de forma crítica, poética e transformadora”, afirma Ailton Alves de Queiroz, presidente da Apam.

A divulgação dos selecionados será feita em 26 de julho, sendo necessário a entrega final das obras, enviadas por meio de croqui, até o dia 10 de agosto. Já a cerimônia de premiação ocorre em 14 de agosto, no Teatro Municipal Lulu Benencase. As obras serão apresentadas ao público durante o festival, nos dias 15 e 16 de novembro, no CIEP Prof. Oniva de Moura Brizola, no bairro Antonio Zanaga.

Além de fomentar a arte contemporânea e os olhares sobre o município, o FAVA também reafirma seu compromisso com a diversidade, já que 20% das vagas serão destinadas a artistas pertencentes a grupos sub-representados como negros, indígenas, pessoas com deficiência, trans e não-binárias.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS