RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Festa do Boi Falô reúne duas mil pessoas e celebra resistência no distrito de Barão Geraldo

Foto: Firmino Piton

Uma das mais emblemáticas celebrações da cultura popular campineira, a Festa do Boi Falô reuniu cerca de duas mil pessoas nesta sexta-feira, 18 de abril, na Praça do Coco, em Barão Geraldo. Inspirado em uma lenda de tradição oral afro-brasileira, o evento prestou homenagem à memória coletiva e à resistência do povo negro, com uma programação cultural diversa e a distribuição gratuita de mil porções da tradicional macarronada com queijo.

Realizada na Rua Manoel Antunes Novo, a festa contou com oficinas, apresentações musicais e participação de autoridades municipais. Entre os presentes estavam o prefeito de Campinas, Dário Saadi, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, além dos diretores Gabriel Rapassi (Cultura) e Eros Vizel (Turismo). A iniciativa integra o calendário oficial da cidade e é promovida com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Criada em 1988, a Festa do Boi Falô nasceu como parte das comemorações pelo centenário da Abolição da Escravatura. A celebração tem como base uma lenda transmitida por gerações no interior paulista. De acordo com a história, um escravizado chamado Toninho teria ouvido um boi falar, em plena Sexta-feira Santa, advertindo que aquele não era um dia de trabalho. O acontecimento, considerado sobrenatural, foi interpretado como sinal de libertação e fé, tornando-se símbolo de resistência e ancestralidade.

Para o historiador Warney Smith Silva, a festividade vai além do aspecto folclórico. “Acreditamos que a festa, o boi, a lenda, enfim, somos todos parte de um território livre, coletivo e festeiro. Em tempos digitais e de uma sociedade acelerada, vamos manter e preservar uma lenda que nos lembra que hoje não é dia de trabalhar”, afirmou.

Mais do que um resgate da oralidade, a Festa do Boi Falô reafirma a importância de celebrar raízes culturais profundas, conectando o passado à vida comunitária do presente, em uma tradição que permanece viva no coração de Barão Geraldo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS