RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Fiscalização eletrônica começa na travessia da John Boyd Dunlop após mais de 30 acidentes em um ano

Foto: Divulgação / EMDEC

Após registrar mais de 30 acidentes entre 2024 e 2025, a travessia da avenida John Boyd Dunlop (JBD), nas imediações da Estação BRT Bandeirantes, no Satélite Íris, em Campinas, contará com fiscalização eletrônica a partir desta segunda-feira (2). O monitoramento vai abranger excesso de velocidade, avanço semafórico e parada sobre a faixa de pedestres, nos dois sentidos da via.

A medida tem como objetivo principal proteger pedestres e usuários do transporte coletivo que circulam no entorno da estação. Imagens captadas durante a fase de operação assistida já identificaram veículos transitando acima de 90 km/h e desrespeitando o sinal vermelho. A velocidade máxima permitida no trecho é de 50 km/h.

Os novos equipamentos foram instalados na marginal da JBD, entre as vias Nadir Dias de Oliveira e Tom de Araújo. Eles foram remanejados de outros pontos da cidade pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que optou por redistribuir radares de áreas onde a função fiscalizatória já foi cumprida. O número total de 144 pontos ativos de fiscalização eletrônica na cidade permanece inalterado.

Segundo a Emdec, a ação busca reforçar a segurança em áreas de travessia próximas a polos de grande circulação, como terminais e estações BRT. A mesma estratégia foi aplicada anteriormente nos entornos do Terminal Santa Lúcia, do novo acesso ao Terminal Campo Grande e da Estação BRT Parque das Bandeiras.

A Estação Bandeirantes, integrada ao Corredor BRT Campo Grande, é atendida pelas linhas BRT20 (Campo Grande) e BRT25 (Satélite Íris). Além dos passageiros do transporte público, a travessia também recebe o fluxo de pedestres atraídos pelo comércio atacadista da região, como o Higa Atacado, na avenida Oswaldo Veiga.

De acordo com dados oficiais, o trecho da JBD registrou 29 acidentes em 2024: 13 com vítimas feridas, 15 sem vítimas e um atropelamento. Em 2025, até o momento, foram mais quatro ocorrências — três com vítimas e uma sem feridos.

Campinas registrou, até abril, 254 mil infrações captadas por radares. Entre elas, o excesso de velocidade e o avanço de sinal representaram cerca de 72% das autuações, o que equivale a 182 mil registros. Em 2024, os dois fatores foram responsáveis por 41 mortes no trânsito do município.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.