Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e o Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos de Campinas resultou, nesta terça-feira, 5 de novembro, na apreensão e descarte de aproximadamente 2 toneladas de carnes irregulares em um açougue no DIC 5. Os produtos, considerados impróprios para consumo, foram encaminhados ao aterro sanitário.
A Vigilância foi acionada pela polícia durante a operação no estabelecimento, localizado na Rua Cascatinha. No local, foram encontradas carnes irregulares devido à ausência de informações sobre a procedência e produtos com validade vencida. Além disso, foi constatada a venda de itens destinados exclusivamente a indústrias para manipulação adequada.
A medida sanitária imediata foi a inutilização dos produtos, que foram levados para o aterro sanitário. O responsável pelo estabelecimento responderá a um processo administrativo, no qual terá o direito de apresentar defesa, podendo estar sujeito a outras penalidades.
A Polícia Civil também investigará o caso, com o depoimento do responsável pelo açougue.
Qual a situação do açougue?
A Vigilância Sanitária verificou que o açougue está regularizado e apresentava condições para funcionamento, incluindo boas práticas de higiene.
A maioria dos produtos estava dentro do prazo de validade para venda. “O estabelecimento possuía as condições mínimas para funcionamento. O risco sanitário foi eliminado com a inutilização dos produtos que não atendiam aos padrões de identidade, qualidade e segurança”, explicou a nutricionista Maria Alice Franzini Codarin, da equipe de Vigilância Sanitária de Alimentos.