A literatura independente ganha espaço em Campinas neste sábado (31) com a chegada da Festa Literária Pirata das Editoras Independentes – a Flipei. Em sua primeira edição na cidade, o evento ocupa a Estação Cultura com livros, música, oficinas e encontros que aproximam arte e transformação social.
Batizada de Estaleiro Pirata, a edição especial da Flipei acontece na Sala dos Toninhos e áreas externas da Estação Cultura, reunindo atividades gratuitas ao longo do dia. A iniciativa é uma parceria entre o Ruffneck Sound System, o Anansi LAB e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A programação começa às 14h com a oficina “Colonialismo Digital”, promovida pelo Anansi Lab SKDN25. Às 16h, o educador e comunicador Thiago Torres, mais conhecido como Chavoso da USP, conduz um diálogo aberto com o público.
A partir das 17h30, o evento ganha ritmo com a Batalha Estação da Rima, tradicional disputa de improviso que reúne MCs da cena local. Logo em seguida, às 18h, o som toma conta da Estação com a apresentação do Ruffneck Sound System, que recebe dois convidados internacionais: o jamaicano Ras Jammy, do coletivo Suns of Dub, e Laylah Arruda, voz potente do projeto Feminine Hi-Fi.
Reconhecida por circular entre diferentes cidades do país com propostas voltadas à bibliodiversidade, antirracismo e cultura periférica, a Flipei promove não apenas a venda de livros, mas um ambiente de troca entre criadores e leitores. A passagem por Campinas marca a expansão desse circuito literário autônomo no interior paulista.
Serviço
FLIPEI – Estaleiro Pirata
📅 Data: 31 de maio de 2025 (sábado)
🕒 Horário: a partir das 14h
📍 Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura (Rua Francisco Teodoro, Vila Industrial – Campinas/SP)
🎟 Entrada: Gratuita
👤 Classificação: Livre (exceto a festa, indicada para maiores de 18 anos)



