Fogo no Instituto Biológico em Campinas destrói parte de área de preservação

Gabriela Lamas (sob supervisão)
Gabriela Lamas (sob supervisão)
Estudante de jornalismo na Universidade PUC-Campinas.
Imagem: Divulgação

Fogo em área de preservação ambiental no Instituto Biológico de Campinas pode ter destruído até 4 alqueires, somando toda a área queimada.

O incêndio começou na tarde de quarta-feira, 24, na região do Gramado. E foi controlado pelos brigadistas da Brigada Popular Cachorro-do-Mato à noite. Hoje pela manhã encontraram pequenos focos, foi feito o rescaldo.

A princípio, segundo a Brigada Popular Cachorro-do-Mato, nenhum animal maior se feriu. Mas alguns rasteiros morreram queimados. A princípio, a área queimada chega a 4 alqueires.

Veja mais sobre o incêndio na reportagem;

Segundo incêndio:

Um incêndio na rua Pedro Azevedo no Jardim das Cerejeiras, em Campinas, também preocupou moradores na noite de ontem, 25. As chamas teriam iniciado após um homem ser flagrado entrando na mata.

Segundo os moradores, o Corpo de Bombeiros não foi ao local e um homem teria ateado fogo no mato. Ele foi registrado pelos próprios moradores. E o mesmo já fez a mesma prática outras vezes.

Operação estiagem:

A prefeitura de Campinas anunciou hoje que a “Operação Estiagem 2024” começa na próxima quarta-feira, dia 1º de maio, e se estende até 30 de setembro. Durante esses quatro meses, período mais seco do ano, quando aumenta o risco de incêndio em área de cobertura vegetal, baixa a vazão dos mananciais e a umidade relativa do ar, e há quedas bruscas de temperatura, as ações de prevenção e monitoramento são intensificadas na cidade. A operação foi oficializada pelo Decreto n° 23.324, publicado no Diário Oficial do Município, nesta quinta-feira, 25 de abril. 

Sob coordenação da Defesa Civil a Operação é  acompanhada pelo comitê gestor formado por sete secretarias municipais, uma autarquia e uma empresa pública. É responsabilidade do comitê contribuir no planejamento, articulação, coordenação, execução e avaliação dos programas, projetos e ações de prevenção e controle dos efeitos da estiagem no município. 

A Operação Estiagem 2024 tem como base a adoção de medidas preventivas  para minimizar os efeitos da seca e deflagrar ações a partir do acompanhamento dos  índices de baixa umidade relativa do ar (URA), da previsão meteorológica e de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além disso, são realizadas vistorias de campo para verificar a vazão dos mananciais e prevenir focos de incêndios em área de cobertura vegetal. 

O monitoramento climatológico será feito pelo Setor de Monitoramento e Alerta do Departamento de Defesa Civil em articulação com os demais órgãos do Sistema Nacional, Estadual e Municipal de Proteção e Defesa Civil. Serão priorizadas as áreas mais críticas estabelecidas pela Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade e que estejam contempladas no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Insetos Polinizadores Ameaçados de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

No dia 30 de maio, sexta-feira, a Defesa Civil realiza o Apronto Operacional, atividade em que os participantes apresentam os recursos disponíveis para serem utilizados durante a Operação e recebem orientações e treinamento.

Padrões de baixa temperatura e umidade do ar

O decreto estabelece que fica adotada, como padrão, a temperatura de 10°C (dez graus Celsius) para definir o alerta em função de queda brusca de temperatura. 

Em relação à baixa umidade relativa do ar (URA) são três níveis para os alertas: Estado de Atenção: URA entre 20 e 30%; Estado de Alerta: URA entre 12 e 20%; Estado de Emergência: URA abaixo de 12%. 

Composição do Comitê Gestor:

Secretaria Municipal de Governo/Defesa Civil;
Secretaria Municipal de Saúde;
Secretaria Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade;
Secretaria Municipal de Serviços Públicos;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social;
Secretaria Municipal de Educação;
Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública;
Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa);
Fundação “José Pedro de Oliveira” – Mata Santa Genebra.

*Supervisão Ettore Melato

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS