O pico das cabras segue com pelo menos seis focos ativos de incêndio. A região, que abrange os municípios de Campinas, Itatiba e Morungaba, é atingida pelas chamas desde segunda-feira, dia 9. Uma área de 120 hectares está destruída pelo fogo, o que equivale a 120 campos de futebol.
Brigadistas, Defesa Civil e Bombeiros atuam no combate as chamas. O helicóptero Águia da Polícia Militar e um outro contratado por fazendeiro da região, também auxiliam a apagar focos em locais de difícil acesso. A região de Morungaba é agora o principal foco de concentração das equipes.
A força-tarefa também é composta pela Secretaria de Serviços Públicos e da Sanasa, que apoiam a operação com homens e maquinários.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a maior preocupação no momento tem sido com Itatiba e Morungaba. “Temos uma grande apreensão com os focos de incêndio que ainda persistem em Campinas, mas o foco maior está localizado nos municípios vizinhos”, afirmou.
Somente nesta quinta-feira, segundo o subprefeito de Joaquim Egídio, Maurício Lopes, a equipe da Subprefeitura conseguiu fazer cerca de 20 aceiros e 4km de estradas de terra para acesso dos bombeiros e de voluntários. O Corpo de Bombeiros tem atuado em diferentes frentes e, embora ainda haja alguns focos na área de Campinas, onde as equipes trabalharam fortemente, o controle já está pré-estabelecido na região.