As fortes chuvas que atingiram Campinas entre a noite de terça-feira, 9, e a manhã desta quarta-feira, 10 de dezembro, causaram vários estragos pela cidade. A Defesa Civil registrou 77 milímetros de chuva na região Sul, além de rajadas de vento que chegaram a quase 50 km/h.
A força do temporal derrubou árvores em pelo menos 15 pontos diferentes da cidade. Entre os locais afetados estão a Avenida Francisco Glicério, no Centro; a Washington Luís, na Ponte Preta; e avenidas e ruas em bairros como Sousas, Barão Geraldo, Jardim Chapadão e Jardim do Lago. Também houve a queda de um muro na Vila Marieta e um alagamento em um imóvel. Por sorte, ninguém se feriu.
Equipes do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) já estão nas ruas para fazer a remoção das árvores e galhos, desobstruindo as vias. A Defesa Civil reforça os números de telefone para emergências:
- 199 (Defesa Civil): para alagamentos, inundações e quedas de árvores.
- 118 (Emdec): para emergências no trânsito.
- 193 (Bombeiros): para situações de perigo.
- 156 (Prefeitura): para solicitar vistoria para poda ou remoção de árvores.
A operação especial para enfrentar as chuvas de verão começou no dia 1º de dezembro e segue até março do ano que vem, com várias secretarias municipais trabalhando juntas.


