Com o passar dos anos os tecidos presentes em nosso organismo perdem o tônus, a hidratação natural e a elasticidade, fruto da queda significante dos níveis de elastina e colágeno, além de fatores ambientais, alterações hormonais e oscilações de peso. Assim como a pele, tanto facial como corporal, a mucosa vaginal e a região genital feminina como um todo, também envelhecem e são vulneráveis à diversos fatores, principalmente após gestação ou menopausa.
Com o avanço da medicina e da tecnologia, hoje temos recursos suficientes para tratamentos muito seguros, modernos e efetivos, inclusive para a região genital, capazes de promover um rejuvenescimento íntimo em todas as estruturas que essa delicada região envolve. O rejuvenescimento íntimo devolve à mulher sua autoestima, bem estar e liberdade para suas atividades diárias, melhorando a vida sexual em qualquer fase da vida.
Existem diversos procedimentos para essa finalidade, através de tecnologias à laser, radiofrequência, preenchimentos de ácido hialurônico ou policaprolactona, e uso de bioestimuladores de colágeno, além de procedimentos cirúrgicos como a ninfoplastia por exemplo.
Esses procedimentos podem ser realizados em mulheres de qualquer idade, que se queixam de falta de lubrificação (secura vaginal), sangramento e/ou dor durante o ato sexual (dispareunia), fissuras no intróito vaginal, infecções urinárias de repetição, candidíase de repetição, incontinência urinária leve a moderada, hipertrofia de pequenos lábios, atrofia dos grandes lábios, pós-parto, dentre outras situações.
Os procedimentos não-invasivos (radiofrequência ou laser) estimulam a produção de colágeno, aumentam a circulação sanguínea dos células, além de fortalecer os tecidos da região íntima, aumentando naturalmente a lubrificação vaginal, e aumentado a libido.
Um dos tratamentos mais efetivos e modernos para o rejuvenescimento íntimo, utiliza radiofrequência, emitida em transdutores cilíndricos em 360°, denominado Ultra Femme 360. Trata-se de um procedimento simples, de aproximadamente 30 minutos, realizado no consultório e indolor. Geralmente são necessárias 3 sessões, com intervalo de 7 dias.
Lembrando que cada caso deve ser avaliado particularmente com seu cirurgião plástico, dermatologista ou ginecologista.