Frotas das Linhas 227 e 234 recebem mais ônibus a partir desta segunda-feira, 29

Jéssica Fagnano
Jéssica Fagnano
Jornalista, 31 anos.
Imagem: Emdec

Para atender ao aumento da demanda de usuários, as linhas 227 do Jardim Florence II e 234 do Satélite Íris III, vão ter mais ônibus na frota e circularão com intervalos menores a partir da próxima segunda-feira, 29.

Os usuários embarcam nos ônibus para acessar o Terminal Satélite Íris e realizam a integração com as linhas BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26. Outras cinco linhas radiais terão o aumento de ônibus ajustada à demanda atual.

A medida adotada pela Emdec, tem oobjetivo de oferecer viagens mais rápidas e ganho de tempo para os passageiros. Na operação em dias úteis, a frota da linha 227 passa de quatro para cinco veículos e os intervalos de 10 para oito minutos, nos horários de pico. Já a frota da 234 passa de três para quatro veículos e os intervalos de 12 para oito minutos, nos picos.

Também a partir de segunda, cinco linhas radiais (bairro/Centro) do Campo Grande terão a frota adequada à atual demanda de passageiros: 221 (Satélite Íris IV), 222 (Jardim Florence), 223 (Satélite Íris III), 228 (Princesa D’Oeste) e 229 (Jardim Florence II). Com isso, os intervalos serão ampliados.

Na operação realizada aos sábados, as linhas já circulam com um veículo na frota e essa operação será mantida nesta etapa. A exceção será a linha 229, cuja frota que circula aos sábados passará de três para dois veículos, com ampliação dos intervalos, a partir do dia 27 de janeiro.

Dados apontam migração de usuários para as linhas “alimentadoras”

Levantamento realizado pela Emdec aponta que as cinco linhas radiais (bairro/Centro) do Campo Grande que serão alteradas apresentaram redução na demanda de usuários. Antes da atual operação do BRT, em setembro, elas transportaram, juntas, mais de 15,9 mil passageiros em dias úteis. Em novembro, foram 10 mil passageiros transportados – uma redução de quase 37%. Em dezembro, foram 6,6 mil passageiros transportados, em dias úteis – uma redução de quase 59% em relação ao mês de setembro.

Já as alimentadoras somaram mais de 4,2 mil passageiros transportados em novembro e cerca de 5,5 mil passageiros transportados no mês de dezembro, em dias úteis. A partir de outubro, os usuários passaram a contar com as novas linhas alimentadoras 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III), 235 (Residencial Sirius) e 243 (Princesa D’Oeste), além da 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris), já existente. Em dezembro, também foram criadas as alimentadoras 236 (Satélite Íris), 237 (Satélite Íris I) e 238 (Satélite Íris I), que não terão alterações neste momento. E no último dia 19, foi criada a alimentadora 218 (Terminal Itajaí).

Uma pesquisa de opinião realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro com 388 usuários das linhas BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26 revelou que cerca de 94% aprovam a nova operação do BRT Campo Grande. As entrevistas foram realizadas nos terminais BRT Campo Grande, BRT Satélite Íris, BRT Mercado e na Estação BRT Rodoviária.

Os entrevistados também foram questionados sobre quais linhas radiais deixaram de utilizar ao optar pelo BRT. A maioria (39,3%) relatou ter migrado da linha 212 (Terminal Itajaí) para o BRT. Entre as radiais (bairro/Centro) que terão alterações aparecem na pesquisa, no quesito migração, as linhas 229 (9,6%), 223 (4,5%), 222 (2,3%) e 221 (1,9%).

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