80 sequestradores foram presos no estado de São Paulo só em 2023
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, por meio da Divisão de Antissequestro (DAS) da Polícia Civil, alerta a população sobre os cuidados na hora de utilizar aplicativos de relacionamento. Desde o início do ano, 80 sequestradores foram presos no estado de São Paulo. Em 2022, 115 casos foram registrados.
O “golpe do amor” é um famoso crime que começa pela internet, especialmente em aplicativos de relacionamento. Os criminosos se aproveitam da vulnerabilidade das vítimas para criar confiança e aplicar o golpe.
CASOS NA REGIÃO
Em maio desse ano, Marco Antônio, de 62 anos, foi encontrado morto na cidade de Hortolândia. Segundo a polícia, a principal suspeita é que o funcionário público tenha sido vítima do golpe do amor, já que era adepto aos aplicativos de relacionamento e os utilizava com frequência.
Em janeiro, na mesma cidade, um homem de 45 anos foi preso suspeito de aplicar esse mesmo tipo de golpe. Pelo menos duas vítimas foram identificadas pela polícia. Uma delas, que mantinha um relacionamento mais antigo com o suspeito, chegou a vender o próprio apartamento para dar uma parte do dinheiro a ele.
Em março, um morador da cidade de Valinhos também caiu no golpe do amor. Ele havia conhecido uma suposta mulher por meio da internet, marcou um encontro, mas acabou sequestrado e levado para São Paulo.
A vítima chegou a ficar 17 horas nas mãos dos bandidos até a chegada da polícia.
ATENTO AO CRIME
No alerta publicado no site do governo do estado, são pontuados os principais cuidados que os usuários desses aplicativos precisam ter.
O primeiro deles é solicitar videochamadas antes dos encontros, assim será possível comparar as fotografias do perfil com o rosto da pessoa com quem de fato se está conversando.
Outra orientação é realizar o encontro em um local público, o que diminuirá a possibilidade de sequestro.
Por fim, é fundamental verificar o perfil da pessoas na redes sociais e, claro, nunca compartilhar informações pessoais, como rotina diária e endereços de casa e trabalho.