A operação iniciou por volta da meia-noite, quando o COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil de Indaiatuba, recebeu através da CRIM (Central Regional de Inteligência e Monitoramento), informações da Guarda Civil de Capivari, sobre um veículo Nissan Versa, suspeito de transportar drogas.
O COI detectou o veículo suspeito em Indaiatuba e imediatamente informou as viaturas no patrulhamento. O carro foi localizado pela equipe do GAP 94 (Grupo de Ações de Policiamento Especial), na rua João Batista Nunes Beccari, no Jardim Morada do Sol. Os agentes notaram três indivíduos próximos do veículo, que fugiram ao perceberem a aproximação da equipe da Guarda Civil. Dois deles entraram no Nissan Versa e o terceiro indivíduo entrou em um HB 20, e saíram em alta velocidade, o que deu início a um breve acompanhamento. No local permaneceu um Ford Fiesta branco.
Com o apoio de outras viaturas, os dois veículos foram abordados. No Nissan, os guardas encontraram um “tijolo” de maconha no banco da frente e, no HB 20, 54 “tijolos” de maconha no porta-malas.
As equipes retornaram ao local onde os carros estavam estacionados, para averiguar o Ford Fiesta, onde encontraram mais três tijolos de maconha e uma balança de precisão. Durante a averiguação do Fiesta, um indivíduo saiu do interior da residência e ao notar os agentes, correu para dentro da casa, de onde vinha um forte cheiro de maconha. Rapidamente os guardas correram atras do suspeito e encontraram no interior da casa mais 138 “tijolos” de maconha, 10 “tijolos” de haxixe e uma balança de precisão. No interior da residência foram detidos mais três adultos e uma adolescente.
Além das drogas, os guardas encontraram duas televisões e diversos produtos sem comprovação de origem lícita, incluindo uma bicicleta furtada.
Diante dos fatos, os 305 kg de maconha localizados na casa e nos veículos, o 1,9 kg de haxixe e todos os detidos foram apresentados na delegacia de polícia, onde o delegado de plantão ratificou a voz de prisão em flagrante de cinco envolvidos, que permaneceram à disposição da justiça. A adolescente detida foi liberada para sua responsável legal.