A Festa Nordestina de Louveira, tradicional evento cultural da cidade, foi marcada por um tiroteio envolvendo um guarda municipal de Vinhedo. O caso aconteceu por volta das 01h30, na madrugada deste sábado, 01.
Durante o evento, o guarda municipal de Vinhedo estava de folga e prestava apoio à segurança do evento. Um disparo de arma de fogo foi realizado e o guarda foi visto próximo de onde uma confusão deu início.
O agente foi encontrado caído no chão cercado por diversas pessoas. Uma pessoa não identificada entregou a um outro guarda uma pistola automática Taurus, e afirmou que a arma pertencia ao suspeito caído. Em seguida, ele foi levado para outro local para evitar tumulto e receber atendimento.
Em paralelo, uma outra vítima, uma mulher foi encontrada com um tiro na perna. Uma ambulância foi acionada para socorrer a vítima que foi levada para a Santa Casa de Louveira para os primeiros cuidados. Ela foi transferida para o Hospital São Vicente de Jundiaí para a retirada do projétil.
Além da mulher, outras duas pessoas foram atingidas de raspão. Uma delas, recebeu atendimento médico no local e foi liberada. A outra compareceu à Delegacia de Polícia para prestar depoimento sobre o incidente.
Segundo informações policiais, o agente participou do tiroteio e teve a prisão em flagrante decretada, pois foi visto no local, segundo testemunhas, após o disparo ter sido realizado próximo a circulação de pessoas. Devido à gravidade do crime a fiança foi dispensada.
A arma de fogo possivelmente usada no tiroteio foi encontrada acompanhada por um carregador com dezesseis munições. Foi determinada a apreensão da arma, a realização de perícia e o exame residuográfico. A Corregedoria da Guarda Municipal de Vinhedo foi notificada sobre o ocorrido.
Em nota a Festa Nordestina, alegou lamentar o fato isolado que ocorreu no interior da Festa Nordestina na última sexta-feira, 30. E, frisou que toda a assistência foi disponibilizada aos envolvidos e agradeceu a rápida ação da Guarda Municipal de Louveira ao deter, junto com os segurança internos, o Guarda de Vinhedo que se envolveu no caso.
Além disso a Festa ressaltou que investe na segurança interna e revista todos os visitantes na entrada. Porém, conforme passado pela Guarda de Louveira, por ser um segurança público municipal, não seria permitido deter a arma do Guarda de Vinhedo.