Hemocentro realiza a Semana Nacional de Doação de Sangue

Jéssica Fagnano
Jéssica Fagnano
Jornalista, 31 anos.
Imagem: arquivo

No dia 25 de Novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e para celebrar essa data, a partir desta terça-feira, 21, é realizada a Semana Nacional do Doador. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação.

O mês de novembro é escolhido por preceder um período de estoques baixos. Na região de Campinas, o estado é considerado crítico. Segundo o Centro de Hemoterapia de Campinas esta é a maior baixa nos estoques dos últimos anos. O centro de Hematologia de Campinas e o Hemocentro da Unicamp, são os responsáveis por abastecer os estoques dos hospitais da região.

De acordo com as instituições, neste momento, ambas enfrentam o mesmo problema com a baixa na doação de sangue. Devido a situação, o Hospital Mario Gatti, anunciou a possibilidade de atrasos em cirurgias. O hospital destaca ainda que grande cirurgias, como as como oncológicas e ortopédicas, são as que mais podem sofrer pela baixa.

A crise nos estoques da região é grave e fez com que instituições de doação pedissem apelo pelas redes sociais e intensificam ações para doação de sangue.

Quem pode doar sangue?

Os critérios de doação são bem simples, entre eles, idade mínima de 16 anos (mediante autorização de um responsável) e ter no máximo 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos). A boa saúde também é primordial, por isso o candidato precisa estar bem alimentado, evitar o consumo de alimentos gordurosos e de bebidas alcoólicas.

Essas condutas são importantes porque podem interferir nos resultados dos testes sorológicos, então, se recomenda um período de cuidado de ao menos 12 horas. O ciclo do doador dura de 45 minutos a uma hora dentro do Serviço de Hemoterapia. Na recepção o candidato apresenta um documento com foto para identificação e cadastro.

Em seguida, passa pela pré-triagem que verifica o seu peso, sinais vitais e o risco de anemia. Depois, a enfermeira realiza a triagem clínica aplicando um questionário sobre as condições de saúde e hábitos de vida. A coleta em si demora de 5 a 12 minutos com a retirada de cerca de 450 ml de sangue. O voluntário finaliza o processo com um lanche.

O tempo entre as doações varia de acordo com o sexo, os homens podem doar até quatro vezes no ano com intervalos de dois meses. Para eles existe ainda a possibilidade de serem doadores de plaquetas aférese, quando a retirada pode ser feita uma vez por mês, com limite de 12 vezes ao ano. Já as mulheres podem realizar até três doações de sangue com intervalos de três meses.

Pontos de coleta

Posto Unicamp – Hemocentro
Endereço: Rua carlos chagas, 480, Cidade Universitária, “zeferino vaz”, Barão Geraldo – Campinas – SP. Contatos: 0800-722-8432 / (19) 3521-8705

Dias: seg a sáb (inclusive feriados) horário: 7:30h – 15:00h

Centro de Hematologia e Hemoterapia de Campinas
Endereço: Av. Júlio de Mesquita, 571.
Agendamento através do telefone (19) 2514-1555.

Hospital Municipal Dr. Mário Gatti
Av. prefeito faria lima, 340 Pq. Itália – Campinas – SP. Contatos: (19) 3272-5501 / (19) 3772-5758

Dias: seg a sáb (inclusive em feriados) horário: 7:30h – 15:00h

Hospital Estadual de Sumaré
Av. da amizade, 2400 Jardim Bela Vista – Sumaré – SP. Contatos: (19) 3883-8909 / (19) 3883-8900

Dias: seg a sábado horário: 7:30h – 12:00h

Santa Casa de Piracicaba
Posto Piracicaba – Hemonúcleo
Av. independência, 953 Bairro Alto – Piracicaba – SP. Contatos: (19) 3422-2019

Dias: seg a sex horário: 07h30 – 13h00

Com informações: Ministério da Saúde

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS