Um homem de 67 anos, morador do bairro Horto Santo Antônio, em Jundiaí, é investigado por fabricar e modificar armas de fogo para uma organização criminosa. Ele foi alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Militar nesta quarta-feira, 18.
Na casa do suspeito, os agentes encontraram um verdadeiro arsenal: três revólveres, quatro pistolas, cinco armas longas, munições de diferentes calibres, maquinário para recarga e fabricação de munições, além de réplicas de armamentos.
Suspeito vendia armas sem autorização
Segundo a Polícia Militar, o homem, que é engenheiro elétrico aposentado, colecionador, atirador e caçador (CAC), confessou que fabricava armas e munições em casa e vendia os equipamentos sem autorização legal. Ele teria comercializado os produtos para colecionadores e, possivelmente, para integrantes de facções criminosas.
De acordo com a Polícia Militar, o idoso demonstrou surpresa com a abordagem, mas não resistiu à ação policial e entregou os armamentos.
Operação nacional
O cumprimento do mandado em Jundiaí faz parte de uma operação integrada contra o comércio ilegal de armas de fogo, que mobilizou equipes em três estados: São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. No total, foram 42 mandados de busca e apreensão cumpridos em endereços ligados a 38 investigados.
As investigações tiveram início em fevereiro e revelaram a atuação de uma organização criminosa com base em Governador Valadares (MG). A suspeita é de que líderes dessa facção estivessem entre os compradores do armamento produzido pelo engenheiro aposentado.
Liberdade após depoimento
O material apreendido foi encaminhado para a sede da Polícia Federal em São Paulo. Já o idoso foi ouvido no Plantão Policial de Jundiaí e liberado em seguida.
A Polícia Federal segue investigando o destino das armas e munições fabricadas pelo suspeito.







