Uma operação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, nesta terça-feira (3), um homem suspeito de participar da emboscada contra o ônibus da torcida organizada do Cruzeiro, Máfia Azul. O caso aconteceu no dia 27 de outubro deste ano, quando integrantes da torcida Mancha Verde, do Palmeiras, realizaram um ataque que deixou 17 pessoas feridas e resultou na morte de José Victor Miranda.
A operação, que ocorreu em várias cidades do estado de São Paulo, incluindo Osasco, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Franco da Rocha, Bragança Paulista e a capital, tinha como objetivo cumprir 25 mandados de busca e apreensão. Em Bragança Paulista, a ação policial resultou na prisão de um suspeito identificado como integrante da Mancha Verde. Durante a abordagem na residência do investigado, foram apreendidos um celular e uma camisa da torcida organizada.
O homem foi levado ao Plantão Policial, onde permanece preso provisoriamente. Ele e os outros suspeitos detidos na operação responderão por homicídio, lesão corporal, tumulto, dano e associação criminosa, conforme a Lei Geral do Esporte.
A emboscada do dia 27 de outubro é investigada como parte de uma série de episódios de violência relacionados a confrontos entre torcidas organizadas. O DHPP destaca que operações como esta são essenciais para coibir práticas criminosas e promover maior segurança nos eventos esportivos.
A polícia segue apurando o caso e outros envolvidos podem ser identificados e responsabilizados nos próximos desdobramentos da investigação. A justiça, neste caso, busca não apenas punir os culpados, mas também desencorajar ações semelhantes no futuro.