Um homem de 41 anos, morador de Sumaré, foi preso em flagrante pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira, 13, por manter pássaros silvestres em cativeiro e por falsificar anilhas de identificação de aves.
Leia também:
- VÍDEO: Restaurante em Campinas é alvo de furto pela sexta vez em seis meses
- Homem invade loja e furta cerca de R$ 5 mil em produtos em Campinas
- Incêndio atinge apartamento e o deixa destruído em Jundiaí
A operação, batizada de “Elo Perdido”, foi deflagrada com o objetivo de combater a falsificação dessas anilhas, que são os anéis de metal usados para identificar e registrar aves de forma legal. A investigação começou após a PF identificar um suspeito na região de Sorocaba que mantinha e comercializava espécies da fauna silvestre portando anilhas adulteradas.
Com o avanço das investigações, os agentes federais descobriram que um dos responsáveis pela falsificação das anilhas seria o proprietário de uma agropecuária localizada em Sumaré.
Nesta terça-feira, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Campinas na casa do suspeito, em Sumaré. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de manutenção de pássaros silvestres em cativeiro e falsificação de anilhas.
De acordo com a PF, a investigação aponta que o homem falsificava as anilhas e as instalava em aves que eram adquiridas de forma ilícita, dando uma aparência de legalidade aos animais para facilitar a comercialização irregular.







