Um homem de 50 anos morreu após um confronto com a Guarda Municipal na tarde desta terça-feira, 28, em Santa Bárbara d’Oeste. Tudo começou dentro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde Alexandre Novais, morador de Hortolândia, havia sido atendido e recebido medicação.
Leia também:
- Chuva intensa causa acidente e deixa carro destruído e poste pendurado na John Boyd Dunlop
- Carrinho de reciclagem de coletora é furtado em frente à casa dela
- Dois homens morrem após confronto com a polícia em Hortolândia
Segundo relatos, pouco depois do atendimento, Alexandre ficou agitado e agressivo. Ele teria dado um soco na própria namorada, tentado chutar uma funcionária e usado uma mesa e um capacete para ameaçar outras pessoas na recepção. Com a ajuda de outros pacientes, ele foi contido, mas ao saber que a Guarda Municipal havia sido acionada, fugiu para a casa da namorada, localizada em frente à UBS.
No local, os guardas tentaram fazer a abordagem. De acordo com a corporação, o homem partiu para cima de um dos agentes, momento em que foi usada uma arma não letal. Alexandre foi socorrido pela própria Guarda Municipal até o Pronto-Socorro “Dr. Afonso Ramos”, mas não resistiu.
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que o caso está com a Polícia Civil e que abriu procedimentos internos para apurar os fatos. A namorada da vítima afirmou que vai registrar um boletim de ocorrência.
Em nota, a Prefeitura disse:
O Município de Santa Bárbara d’Oeste informa que o homem, morador em Hortolândia, procurou pela UBS do Mollon para atendimento médico queixando-se de mal estar.
Foi prontamente atendido e medicado. Enquanto era medicado, passou a demonstrar agitação e agressividade, atingindo um soco em sua namorada e tentando acertar chutes em uma profissional da UBS. Também armou-se de mesa e capacete para novas agressões, causando pânico em todos os presentes, até ser contido por pacientes que estavam na recepção da unidade.
Ao ser informado que a Guarda Municipal foi acionada, o homem evadiu-se da UBS e procurou abrigo na residência da namorada – em frente à unidade.
Tão logo a Guarda Municipal chegou ao local, o homem foi chamado em abordagem e, em ato contínuo, tentou atacar o guarda, que, em legítima defesa, usou de arma não letal.
O homem foi socorrido pela Guarda Municipal ao PS “Dr. Afonso Ramos” e veio a óbito.
O caso está sendo registrado pela Polícia Civil. A Prefeitura lamenta e apura o ocorrido por meio de procedimentos internos.







