Na tarde desta quinta-feira (9), o homem que se passava de cuidador para furtar joias de idosos foi preso pela Polícia Civil de Campinas. O golpe do “falso cuidador” acontecia na cidade.
Uma das vítimas, um idoso em recuperação de uma cirurgia complexa na coluna, foi vítima de um golpe em sua própria residência no dia 19 de setembro de 2025. O responsável pelo crime foi identificado como João Gustavo Rocha de Souza Nascimento, um dos cuidadores enviados pela empresa Serenus, especializada no cuidado de idosos.
A vítima, debilitada e acamada, contratou os serviços da empresa para assistência diária de saúde e higiene por um período de 12 horas. No entanto, no primeiro dia de trabalho, João Gustavo, aproveitou da vulnerabilidade do idoso, entrou de forma clandestina em um dos cômodos da residência e, após forçar uma gaveta com chave, furtou diversas joias avaliadas em aproximadamente R$ 100.000 e uma pequena quantia em dólares americanos.
Leia também:
- Vereador de Piracicaba é preso após seis mulheres o denunciarem por crimes sexuais
- Caminhão carregado de tomate tomba em alça de rodovia em Campinas
- Guarda Municipal apreende caminhão com mais de 5 toneladas de alimentos sem refrigeração em Limeira
A Polícia Civil, logo após o registro da ocorrência, iniciou uma investigação que revelou que o suspeito já possuía um histórico criminal, sendo alvo de investigações anteriores relacionadas a crimes semelhantes. Em resposta à gravidade dos fatos, o delegado responsável solicitou à justiça diversas medidas cautelares, incluindo busca e apreensão, prisão preventiva, quebra de sigilos telefônico, telemático e bancário, além de um monitoramento das movimentações financeiras do investigado.
Com isso, na tarde de hoje o homem foi preso e continua detido, à disposição da Justiça.





